Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,132

Pesquisa mostra que 10% dos capixabas saíram da inadimplência em 2017

Dívida
Foto: Reprodução/Internet

O ano ainda não terminou, mas segundo dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC), o índice de inadimplência no Espírito Santo caiu 10,1% entre janeiro e setembro de 2017. Em Vitória, o número de consumidores que voltaram a ficar em dia com suas contas foi ainda maior: a inadimplência diminuiu 10,8%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cedeu 13,0%.

Na Capital capixaba, a inadimplência do consumidor recuou 2,8% na comparação mensal de setembro contra o mês anterior. O índice do Estado nesse período alcançou ao 2,7%. A recuperação de crédito do consumidor, por sua vez, recuou 3,1% na comparação mensal de setembro contra o mês anterior.

No resultado acumulado, a recuperação em Vitória diminuiu 14,2% enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador caiu 19,8%. Já o número registrado no ES entre janeiro e setembro foi menor – 8,9% –, mas o índice acumulado em 12 meses foi de 20,6%.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.

O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas