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Pesquisa de satisfação: Aeroporto de Vitória é avaliado pela primeira vez

aeroporto_Ygor Cássio3O Aeroporto Eurico de Aguiar Sales entrou no rol dos 20 principais aeroportos brasileiros –responsáveis pela movimentação de cerca de 87% de todos os passageiros transportados no país – e foi, pela primeira vez, avaliado na Pesquisa de Satisfação de Passageiros da Secretaria Nacional de Aviação Civil.

A pesquisa, referente ao quarto trimestre de 2017, avaliou a satisfação dos passageiros em 38 quesitos, tais como atendimento, infraestrutura, serviços, acesso, entre outros. Os entrevistados atribuem notas de 1 a 5 a cada um dos quesitos.

O aeroporto de Vitória teve nota 3,88; os outros quatro terminais acrescentados à lista no último trimestre de 2017 foram Zumbi dos Palmares, em Maceió (4,28), Santa Genoveva, em Goiânia, que recebeu 4,19; o aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val de Cans), em Belém, 4,03; e o Hercílio Luz, em Florianópolis, alcançou 3,51, abaixo da média estipulada pelo governo (4,00).

Considerando apenas os dois últimos meses de 2017, a média de satisfação geral para os cinco aeroportos foi de 3,99, de acordo com a avaliação dos 4.836 entrevistados. O secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, disse que essa primeira análise desses novos terminais é o início a uma nova fase da Pesquisa de Satisfação.

“Estamos falando de números referentes de apenas dois meses, mas os dados serão fundamentais tanto para o operador público quanto para o privado. Com o resultado, já é possível iniciar um trabalho de gestão para melhorar os resultados dos 38 indicadores apurados na pesquisa. Isso vai trazer benefícios ao serviço, conforto e qualidade aos clientes”, ponderou Lopes.

Os aeroportos de Curitiba e de Viracopos, em Campinas (SP), aparecem na frente do ranking geral. Os dois terminais invertem resultado da pesquisa anterior, quando o aeroporto do interior de São Paulo ficou em primeiro lugar.

Logo atrás dos dois terminais, aparecem os aeroportos de Confins (MG), Natal (RN) e Santos Dumont (RJ). O aeroporto de Salvador apareceu com a menor avaliação entre todos os pesquisados.

Os números são divulgados trimestralmente pela pasta. Até o 3º trimestre de 2017, a pesquisa abrangia 15 terminais, mas, a partir do 4º trimestre, foram incluídos mais cinco aeroportos: Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES), Belém (PA) e Florianópolis (SC). De acordo com a secretaria, a média de satisfação geral dos dois últimos meses de 2017 desses aeroportos foi 3,99.

Ainda de acordo com o órgão, na avaliação referente aos 15 aeroportos, 91% dos entrevistados classificou os terminais como “bons”, o equivalente a nota 4, ou “muito bons”, nota 5.

O terminal de Curitiba, primeiro na avaliação, obteve nota 4,77. Viracopos aparece com 4,76; Confins e Natal vêm empatados com 4,48. Já o Santos Dumont obteve nota 4,43. O aeroporto de Salvador (Luís Eduardo Magalhães), teve avaliação de 3,91.

Pontos fortes e fracos

De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, entre os pontos críticos apontados pelos entrevistados estão o custo-benefício da alimentação, o comércio de forma geral e o acesso aos terminais por meio de transporte público.

“O transporte público é complicado de fazer, uma vez que não é uma responsabilidade direta do gestor aeroportuário, mas gerido pela prefeitura ou pela região metropolitana”, disse. “O que temos feito a este respeito é tentar melhorar o serviço, a exemplo do acordo de operação conjunta entre o táxi convencional e os serviços de aplicativos no aeroporto de Guarulhos”, disse.

De outro lado, entre os fatores que mais contribuem para a avaliação positiva, o secretário destacou o conforto térmico, com a existência de refrigeração adequada; o conforto acústico, e o acesso à internet. “Um dos fatores que têm pesado é conforto térmico, acústico e acesso a internet. Se o aeroporto continua com poltronas boas, tem internet em todo lugar, tem tomada… Qualquer aeroporto que tenha algum problema com um desses itens, a queda na avaliação geral é visível”, disse.

Com informações da Agência Brasil

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