Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Pesquisa aponta siderurgia e mineração como maiores poluidoras do ar na GV

11052015_cpi_popreto_poluicao_leoSa

Uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) apontou que as indústrias de siderurgia e a mineração como as que mais influenciam na respiração do capixaba na Grande Vitória. Fazendo do ferro e do carbono elementar uma das partículas mais presentes na atmosfera da região. Os estudos foram apresentados na tarde desta terça-feira (21) em um evento sobre “Identificação de marcadores específicos para material particulado rico em ferro em regiões urbanas e industrializadas”.

A pesquisa foi desenvolvida a partir da coleta de materiais das regiões da Enseada do Suá e Ilha do Boi. Os resultados preliminares apontaram a riqueza do ferro no ar superior a qualquer outra grande cidade do país como São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte e superior também as cidades do exterior como o Texas nos Estados Unidos

Além das atividades industriai, também são apontadas como principais responsáveis pela poluição do ar, as atividades de estocagem e manuseio de matérias primas, emissões veiculares, emissões por atividades portuárias e queimadas. Além de outras que possuem uma menor influencia.

As partículas que mais prejudicam a respiração em sua maioria são menores que os grãos de sal marinho mas podem causar doenças como bronquites, enfisemas, asma, edemas pulmonares, e também sintomas leves como dores de cabeça náuseas e fadigas.

Os riscos de cada tipo de partícula são divididos em três pontos. As maiores atingem as cavidades nasais e podem ser expelidas com as atividades básicas de higiene diárias. As um pouco menores como as micropartículas do tipo MP 10 podem chegar a traqueia e os brônquios. Já as mais finas de MP 2,5 podem atingir até os alvéolos pulmonares. Cada doença causada é justificadas de acordo com o ponto do corpo humano que cada partícula pode atingir.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas