Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,234

Pensando no futuro

Participei outro dia de uma reunião com, a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Vitória, onde o assunto era o debate do Plano de Desenvolvimento Urbano.

A preocupação dos vereadores era com a estagnação do desenvolvimento econômico da capital mantida com os recursos advindos do comércio de bens, serviço e turismo, sendo que as atividades portuárias, com as exportações de minério de ferro não possuem a representatividade industrial que leigos em matéria de economia imaginam que se trata de uma importante atividade industrial.É visível a expansão dos municípios de Serra, Vila Velha e Cariacica, sendo que Viana e Guarapari ainda não causam temores.

A preocupação dos vereadores era com a mobilidade urbana, a restrição de gabaritos em novos prédios para permitir ao município maior arrecadação, preocupados com o declínio da economia da capital por pressões de sistemas fiscalizadores e exigências descabidas no tocante às novas construções.

Na ocasião me expressei que, constitucionalmente, as câmaras municipais, como as Assembleias Legislativas e o Congresso Nacional, se constituem em caixas de ressonância das aspirações das sociedades e, no caso presente, por pressões estranhas à vida política, as chamadas associações de bairro estavam impondo restrições ao Plano de Desenvolvimento Urbano, que eram uma afronta ao desenvolvimento regional.

Há uma briga de foice entre os chamados três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. As Câmaras Municipais, as Assembleias Legislativas e o Congresso Nacional foram criados para fiscalizarem os demais poderes e criarem as legislações que normatizem a vida das sociedades.

Não se deve impedir que as associações de moradores deem palpites sobre o PDU em formação, só. As associações não têm o poder de veto ou impor que a Legislação seja feita a seu gosto…

Tem munícipe que quer dizer como deva ser sua rua, quantos veículos devam passar por dia ou se o poste da esquina, com uma luz acessa durante à noite deveria ser implantada bem defronte à sua casa. Tem morador que consegue conquistar tal façanha, em detrimento dos demais moradores, mas não deveria acontecer…

A preocupação dos vereadores, reunidos, é correta. A modernização de Vitória, capital, tem objetivo, para que ela não perca a hegemonia de centro das decisões do Estado, devendo se modernizar o mais possível, sem se preocupar com os morros circundantes. Vitória precisa pensar no seu futuro e os vereadores se mostraram altamente responsáveis.

Uchôa de Mendonça
Uchôa de Mendonça
A partir de hoje, aqueles que desejarem perder seu tempo e conhecer melhor as idéias de Uchôa de Mendonça, irá encontrá-lo por aqui, direto e franco, sempre pela direita e pela frente. Uchôa de Mendonça começou a trabalhar em jornal aos 5 anos de idade, em São Mateus, vendendo o Jornal O Norte, de propriedade do seu pai e, aos sete anos, já trabalhava como impressor e, com dez anos, já escrevia tópicos para a página policial.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas