Foto: Divulgação / Pexel
Foto: Divulgação / Pexel

Uma das perguntas mais frequentes nas academias é se pegar muito peso significa melhores resultados na musculação e no crossfit.

Fernanda Dassie, a “Financista Fitness” que foi gordinha no início da adolescência e que desde os 13 anos fez várias dietas, orientadas ou não, explica: “A não ser que a pessoa seja um atleta de Powerlifting, onde realmente a quantidade de peso conta para que ela ganhe o campeonato, pegar muito peso não significa melhores resultados para quem quer ter um corpo bem hipertrofiado e desenhado. O que faz realmente a diferença é a forma que o praticante executa os exercícios”.

“É preciso muita consciência corporal e concentração no músculo a ser trabalhado para que a biomecânica de cada atividade ocorra da melhor forma possível. Com o peso adequado para a pessoa (pesado dentro de seus padrões) e com a execução mais perfeita possível, os resultados virão muito mais rápidos e com menos riscos de lesões do que simplesmente aumentando a carga descontroladamente”, completa a morena formada em Administração, que tem MBA em Finanças pelo IBMEC e atualmente é Diretora Finceira na empresa LAB Madeiras e Ferragens.

A fisiculturista que é patrocinada pelas marcas Black Skull, Labellamafia e Pharmactive esclarece que após virar atleta adquiriu um pouco mais de conhecimento no assunto e para aprender a tirar o máximo proveito de cada exercício precisou diminuir alguns pesinhos em aparelhos e ir aumentando gradativamente.

“É claro que não devemos nos exercitar com pesos leves para hipertrofia, mas às vezes o excesso de peso pode causar danos às articulações, estiramentos e atrofias musculares, além de poder recrutar a musculatura errada devido à compensação natural que nosso corpo faz com o peso inadequado. Se você é novato na academia ou se não conhece a forma correta de executar o movimento de um certo aparelho, não deixe de pedir auxílio de um profissional de educação física. Seu resultado, articulações e saúde com certeza agradecerão!”, pontua a digital influencer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *