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sexta-feira, 19 de abril de 2024

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Pedágio gratuito sentido Vitória começa a valer em fase de teste neste domingo (17)

Terceira_Ponte2Começou a 0 hora deste domingo (17) a implantação da cobrança unidirecional de pedágio na Terceira Ponte. Durante 30 dias será testada a liberação do pagamento somente no sentido norte: Vitória-Vila Velha. A Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) determinou que a concessionária que administra a via, Rodosol, implante a mudança seguindo modelo já é praticado em grandes cidades do país, como Rio de Janeiro, na Ponte Rio-Niterói.

A escolha do sentido para o cancelamento da tarifa foi feita pelo grande fluxo. A cobrança no pedágio, no entanto, não fará muita diferença no orçamento de quem acessa a via todos os dias nos dois sentidos. As novas tarifas duplicam conforme o valor anterior, portanto o menor valor será de R$1,00 para motocicletas motonetas e bicicletas a motor e o maior R$12,00 para caminhões com reboque e caminhão trator com semi-reboque.

A mudança foi decidida a partir de estudos realizados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Segundo o levantamento, no período de engarrafamento – entre 16H30 e 19H30 – a não cobrança reduzirá em até 10% o tamanho das filas de veículos em torno da Terceira Ponte, na capital. A liberação das catracas promete reduzir o mesmo percentual no tempo de viagens.

Operação especial
Para iniciar a cobrança unidirecional a RodoSol preparou uma operação especial. A organização do número de cabines, como já é realizada hoje, leva em conta os horários de maior fluxo na ponte, contemplando números específicos de cabines automáticas e manuais. No total, a praça de pedágio tem 18 cabines, sendo duas delas para motos.

A operação do sistema utilizará 150 cones, 15 barreiras, 150 balizadores, dois guinchos leves, guincho pesado, uma ambulância e o monitoramento 24 horas com 12 câmeras. Num período de 24 horas, estarão envolvidos 30 auxiliares de pista e papa-filas, além de arrecadadores, equipes de monitoramento e controle, inspetores, motoristas, socorristas, entre outros profissionais.

De acordo com o diretor-presidente da Rodosol, Geraldo Dadalto, os parâmetros do sistema também estão sendo alterados para a mudança. Em relação ao acompanhamento do fluxo, ele esclarece que, para refletir a realidade, é necessário um monitoramento por um período maior, já que há uma série de variáveis que influenciam no comportamento do tráfego.

Sentido Norte (Vila Velha – Vitória)

Período de 06h às 10h (Horário de Pico do sentido norte)

02 Pistas de Moto

03 Pistas de Via Expressa

05 Pistas de Cobrança Manual

Período de 10h às 16h

02 Pistas de Moto

02 Pistas de Via Expressa

04 Pistas de Cobrança Manual

Período de 16h às 21h

02 Pistas de Moto

02 Pistas de Via Expressa

05 Pistas de Cobrança Manual

Período de 21h às 6h

01 Pistas de Moto

02 Pistas de Via Expressa

Sentido Sul (Vitória – Vila Velha)

Período de 06h às 10h (Horário de Pico do sentido norte)

05 Pistas de Passagem Livre

(02 Pistas para Clovis Machado e 03 Pistas para Duckla de Aguiar e Reta da Penha)

Período de 10h às 16h

05 Pistas de Passagem Livre (02 Pistas para Clovis Machado e 03 Pistas para Duckla de Aguiar e Reta da Penha)

Período de 16h às 21h

07 Pistas de Passagem Livre (03 Pistas para Clovis Machado e 04 Pistas para Duckla de Aguiar e Reta da Penha)

Período de 21h às 6h

05 Pistas de Passagem Livre (02 Pistas para Clovis Machado e 03 Pistas para Duckla de Aguiar e Reta da Penha)

 

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