Dólar Em alta
5,255
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,255

Peça que conta memórias de artistas negros agita Festival Nacional de Teatro

o negro conta-Jose Leonidas-2

Um espetáculo teatral inspirado nas memórias de dois artistas negros mineiros: Aruana Zamby e Evandro Passos, em uma narrativa paralela que mescla humor, memória e reflexão. Esse é o enredo de “O Negro Conta”, peça teatral que agita a quinta-feira (18) do Festival Nacional do Teatro de Vitória.

O relato pessoal que se conta também se relaciona com a cidade, o país e todo um povo negro. Lutas, alegrias, feridas e superações. Dividida em vários blocos (ou contos), cada cena resgata uma figura negra marcante que fez parte dessa jornada: Zezé Mota, Virgínia Bicudo, Sergião e Betina, Pixinguinha. A cada passo, uma nova história.

A apresentação acontecerá às 19 horas, no Theatro Carlos Gomes. A entrada é gratuita.

O festival

Iniciado no último dia 13, o Festival Nacional do Teatro de Vitória está apresentando uma programação com 25 apresentações, divididas em espetáculos locais, nacionais e internacionais, que acontecerão no Carlos Gomes, Teatro Universitário (Ufes), Teatro Sesc Glória, Teatro Sônia Cabral, Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, Teatro Estrelas (Espaço Cultural Ratimbum) e também na rua.

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, sempre uma hora antes do início da apresentação. Cada pessoa tem direito a dois ingressos.

Outras atividades

Além das peças, o público poderá participar de oficinas e mesas-redondas e conferir II Mostra Paralela “Vera Viana”, I Mostra Estudantil, I Mostra Performance (Cenas Breves) e II Cine em Cena de Filmes.

O 13º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória é uma realização da Ratimbum Produções e conta com patrocínio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Homenageado

O homenageado do evento é o ator, diretor e produtor Robson de Paula. Sua carreira teve início em 1978, integrou o grupo Terra de Teatro, com direção de Renato Saudino, com espetáculos como “Tribobó City”, de Maria Clara Machado, “Vamos Jogar o Jogo do Jogo”, de Fernando Bezerra, e “Cinco Movimentos a Duas Vozes”, de Alcione Araújo Araújo.
Como diretor, realizou mais de 20 espetáculos. Também atuou como instrutor de interpretação teatral e prática de montagem, tendo ministrado vários cursos e oficinas.

Serviço – 14º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória
Quando: de 13 a 21 de outubro
Onde: Theatro Carlos Gomes, Teatro Universitário (UFES), Teatro SESC Gloria, Teatro Sonia Cabral, Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, Teatro Estrelas (Espaço Cultural Ratimbum) e apresentações de teatro de rua
Aberto ao público

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas