Por Paulo Cesar Dutra

IMG-20170829-WA0036Como a coluna informou em primeira mão: o presidente da República vem aí. No posto interinamente, Rodrigo Maia, que assumiu nesta terça (29), já teve encontro com o governador Paulo Hartung no Palácio do Planalto, em Brasília. E confirmaram a vida do presidente ao Espírito Santo, que será nesta sexta-feira, 1º de setembro.

CODESA garante direitos de trabalhadores da Estacon e manifestação termina
A Companhia Docas do Espírito Santo – CODESA esclarece que está cumprindo com suas obrigações, conforme acordo feito perante a Justiça do Trabalho, para garantir os direitos dos trabalhadores da empresa Estacon, que pediu rescisão do contrato das obras no Cais da Atalaia, em Vila Velha. O presidente da Companhia, Luis Claudio Montenegro, reiterou o compromisso, mas pediu que o acesso aos terminais em Capuaba, Vila Velha, não seja bloqueado.

Nesta terça-feira (29), o presidente recebeu dois trabalhadores, representantes dos empregados da Estacon, e confirmou o cumprimento do prazo para pagamento de nova parcela das rescisões, cujo depósito em conta judicial foi efetuado hoje. Jalisson Souza santos e Milton Batista se comprometeram a repassar todas as informações da reunião para os demais colegas.

“Em nenhum momento deixamos de agir para proteger os trabalhadores. Mas não pode haver interferência na operação do Porto! Cumprimos nossa parte e precisamos de reciprocidade. Todos os prazos estão sendo cumpridos”, destacou Montenegro. Com o protesto que bloqueou a estrada de Capuaba durante todo o dia ontem (28) e na manhã de hoje (29), cerca de 1.400 caminhões deixaram de entrar no porto.

A CODESA foi acionada judicialmente com a empresa responsável pela obra do novo Cais do Atalaia, no interesse dos operários. São 140 trabalhadores que receberam salário atrasado, pagamento do aviso e, agora, irão perceber os valores da rescisão trabalhista. Quanto à liberação do valor da multa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), serão utilizados recursos remanescentes ainda a serem creditados à Estacon.

Nesta quarta-feira (30), um representante da CODESA irá à Secretaria Nacional de Portos (SNP), em Brasília, expor a situação causada pela empreiteira e solicitar a liberação dos recursos relativos à última medição da obra, para o pagamento da multa do FGTS. “Nós estamos garantindo que vocês vão receber todos os direitos que foram acordados com a justiça trabalhista”, concluiu o presidente Montenegro.

Em julho deste ano a empresa Estacon pediu a rescisão contratual, por questões particulares. Cerca de 85% da obra estão concluídas e os pagamentos, pela CODESA, foram efetuados em dia. A Companhia garante que há recursos (a obra é federal) para a conclusão do serviço e que providências estão sendo tomadas para convocação do segundo colocado no processo que licitou a obra.

Investigação serra acima
Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal – STF autorizou abertura de inquérito para investigar José Serra (PSDB-SP) por possível prática de caixa dois na campanha eleitoral de 2010.

Radialista
A Justiça do Distrito Federal autorizou o ex-diretor de Marketing do BB Henrique Pizzolato a trabalhar durante o dia. Preso no mensalão, ele cumpre a pena na Papuda. Pizzolato vai trabalhar na rádio do ex-senador Luiz Estevão, que também passa uma temporada encarcerado. Vai ser uma senhora dobradinha…

EDP e PC só pegam bagrinhos
Peritos da Polícia Civil e técnicos da EDP Espírito Santo realizaram inspeções na manhã de ontem, segunda-feira (28), em Cariacica, e encontraram irregularidade em uma academia de Campo Grande. Os responsáveis pela fraude foram conduzidos para a delegacia patrimonial de Vitória. Parece brincadeira, mas nunca vi, mesmo com denúncias, uma empreiteira da Prefeitura de Cariacica ser levada para a Delegacia de Segurança Patrimonial. O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, só para quem não é amigo do rei. Mamãe eu quero!

Estagiários Conciliadores
As inscrições do processo seletivo para formação de cadastro de reserva de estagiário conciliador nos Juizados Especiais da Comarca de Colatina começaram ontem, segunda-feira (28/08) e seguem até o dia 01 de setembro (sexta-feira). Os interessados podem se inscrever nas secretarias das instituições de ensino superior que possuem campi no município, Faculdade Castelo Branco (FCB) e Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), mediante preenchimento de formulário padronizado pela Justiça Estadual. A jornada semanal do estagiário será de 30 horas e o certame terá validade de 03 anos.

Cometários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *