Dólar Em alta
5,163
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,163

Paulo Hartung afirma que vai atuar de “forma delicada” no 2° turno

Mesmo tendo afirmado que agiu de “forma delicada” no apoio aos candidatos no primeiro turno das eleições municipais 2016, o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), revelou durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (3), no Palácio Anchieta, em Vitória, que vai manter a coerência para o segundo turno, previsto para ocorrer no último domingo deste mês, no dia 30 de outubro. Porém, está aberto ao diálogo com todos os líderes políticos.
No primeiro turno, Hartung apoiou os candidatos Erick Musso (PMDB) para a Prefeitura de Aracruz. Em Vila Velha, ele apoiou a reeleição de Rodney Miranda (DEM) e em Cariacica, também apoiou a reeleição de Juninho (PPS). Já em Vitória, o apoio foi para Lelo Coimbra (PMDB) e na Serra, foi a vez de Sérgio Vidigal (PDT). Contudo, sua equipe de governo se dividiu ao apoiar o candidato Amaro Neto (SD) para Executivo da capital capixaba.
Segundo o governador, sua equipe teve 100% de liberdade para apoiar o candidato que quisesse, como também terá para o segundo turno deste pleito. “Estou satisfeitíssimo com o resultado deste primeiro turno. Conseguimos dar passos importantes. Mas a minha posição será a mesma que no primeiro turno, minha prioridade é governar o Espírito Santo. Porém, não posso dizer que dessa água não beberei. A participação do governador foi mínima, me afastei por duas semanas, cumprindo agendas pelo país e até no exterior. Posso dizer que deixamos quase invicto sem o envolvimento do governador nesse primeiro turno. E, o segundo, será a mesma coisa, estou focado em administrar o Estado. Mas a equipe está totalmente livre, tem liberdade absoluta para apoiar qualquer candidato”, destacou Hartung.
O governador ressaltou ainda que não está previsto a realização de nenhum vídeo promocional para apoio aos candidatos. “Fui um governador preservado. Estou focado na administração do Estado. Mas vou continuar dialogando com todas as lideranças políticas, que irão apresentar reivindicações e todas são legítimas. Mas vamos continuar dialogando. Eu disputei e como saí derrotado? Eu nem me envolvi e onde participei foi de uma delicadeza”.
Além disso, Hartung fez duras críticas ao sistema político e eleitoral existente no país. Para o governador, o sistema em vigor criou um abismo entre as instituições brasileira e o povo, o que acabou aumentando consideravelmente o número de votos nulos e brancos neste pleito, apresentando eleições “geladas”. “O eleitor deu recado no Espírito Santo e no Brasil ao não votar. Eles estão desinteressados foi uma eleição muito gelada. O sistema político está defasado e caquético. Defendo o financiamento público e único, mas a democracia tem custo. Muitas coisas precisam ser corrigidas, mas essas eleições serviram de um bom laboratório, para que possamos progredir e avançar. Esse silêncio dos eleitores falam muito alto, foi um protesto”, destacou.
Dessa forma, Hartung lembrou que enquanto não houver uma atualização do sistema político e eleitoral, tornando-a adequada para os dias atuais e, principalmente, voltada para a sociedade e os jovens, continuaremos tendo episódios cada vez mais forte nas ruas e nas urnas, como aconteceu em 2013. “Com essa legislação partidária e eleitoral arcaica, o sistema político está estagnado no tempo. A sociedade está em constante desenvolvimento e se movimenta, os movimentos de 2013 foi um exemplo, precisa entrar em debate as mudanças reais na agenda nacional”.
Novos prefeitos
Segundo Hartung, nesta terça (4), os novos e mais jovens prefeitos serão recebidos no Palácio para uma reunião, a partir das 15h. O intuito é apresentar a situação vivida pelo Estado, em consequência, o município em que estarão administrando no início do próximo ano. Dos 78 municípios, somente 15 reelegeram os atuais chefes do Executivo municipal.
Dentre os pontos que serão abordados durante o encontro, o governador destacou os problemas econômico-financeiros e também a crise hídrica, que tem atingido diretamente o Estado e seus cidadãos. “Quero que eles tenham consciência desse quadro, porque ainda não temos nenhuma previsão de melhora. Queremos alertar das condições do Estado e sugerir que busquem primeiramente o reequilíbrio das contas públicas. Uma dica, visitem a peça orçamentária de 2017, criem uma equipe técnica para analisar o orçamento. Vamos trabalhar com todos os prefeitos. Aqui não tem Governo de facção partidária, vamos trabalhar com todos os 78 municípios, para que eles façam o melhor e juntos, saímos dessa crise econômica e hídrica que está impactando a vida do Estado”, frisou Hartung.
Vila Velha
Sobre Rodney Miranda (DEM) ter perdido o pleito logo no primeiro turno, Hartung afirmou que sabe o valor de Rodney, já que administrar a cidade de Vila Velha não é uma tarefa fácil. A cidade canela-verde só perde em número de habitantes para Serra, se tornando o segundo município mais populoso do Espírito Santo. Com isso, as dificuldades enfrentadas pelo o atual prefeito foram inúmeras, incluindo a baixa arrecadação.
Porém, Hartung deixou claro que caso seja do interesse de Rodney continuar atuando no serviço público, o democrata sempre terá um lugar em seu Governo. “Com certeza, posso sim chamar o Rodney para integrar a minha equipe. Ele é um ótimo gestor, vocês não sabem a dificuldade que é administrar uma cidade como Vila Velha, em um momento como esse. Se ele quiser, tem aqui um parceiro. Não, André não vai perder o emprego, ele continua onde está, fazendo um ótimo trabalho. Tem outros lugares para Rodney no Governo”, finalizou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas