Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Pastor detido por crime ambiental paga fiança e é liberado

por Paulo Cesar Dutra

O presidente da CADEESO- Convenção Assembléia de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros -, Pastor Oscar Domingos de Moura foi detido no último sábado pela Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, no bairro do Vale Encantado, município de Vila Velha, quando em companhia de trabalhadores  de uma empresa de carvoaria desmatava uma área de preservação ambiental. Depois de ser autuado em flagrante pelo crime, pelo delegado Bruno Alves Rodrigues, do DPJ de Vila Velha, o pastor pagou uma fiança de R$ 1 mil, para responder pelo crime em liberdade.

    Segundo informações, o terreno estava sendo desmatado por uma empresa de carvoaria do município, que  havia feito uma parceria com a CADEESO,para que ela fizesse a limpeza do local , em troca das madeiras tiradas da mata, que seriam usadas para fazer carvão. A área é um local de proteção ambiental habitada por várias espécies animais silvestres como jibóias, macacos e pássaros.

O fato denunciado por moradores da região, que foram até ao local e questionaram porque os trabalhadores estavam  cortando as árvores, uma vez que a área é um local de proteção ambiental. Como os trabalhadores continuaram o serviço, por determinação do pastor, os moradores acionaram a PM ambiental. A polícia foi para o local e pediu ao pastor o documento de autorização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para desmatar a área.

Como nenhum documento foi apresentado para a Polícia Ambiental, o Pastor  foi detido em flagrante e levado ao Departamento de Polícia Judiciária de Vila Velha – DPJ de Vila Velha, no bairro de Cobilândia, em Vila Velha, e entregue ao delegado de plantão, Bruni Rodrigues, para que fosse feitas as diligencias cabíveis. O processo contra o pastor foi aberto e no prazo legal de investigações será enviado para a Justiça de Vila Velha. 

Ninho do tucano
Este  ano, o ninho do tucano está mais disputado de que a cadeira do Palácio Anchieta hem 2018. As lideranças do PSDB estão voando alto para decidir que vai ser escolhido presidente regional do partido na convenção estadual do próximo dia 11 de novembro. Até a presente data há dois postulantes para comandar o partido no Estado, o vice-governador César Colnago e o prefeito de Vila Velha Max Filho. E a tal da convenção é uma pedra no sapato do governador Paulo Hartung (PMDB). Colnago manterá o projeto de Paulo e já Max será independente. A convenção vai ser de arrepiar.

Nosso Bolso
A Gasolina terá novo reajuste a partir do dia 1º. A tabela de reajuste foi publicada hoje, segunda-feira pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária)  no Diário Oficial da União. Os  valores médios dos combustíveis servirão de referência para o cálculo do ICMS a partir do dia 1º de outubro, em 18 estados, dentre eles o Espírito Santo.

Arcelor e Vale poluiem com “forças”
Apesar de os principais órgãos  de saúde do mundo publicarem, através de estudos, que a poluição do ar é o maior vilão da saúde respiratória, as empresas poluidoras aqui no Estado do Espírito Santo, como a Vale e a Arcelor não estão nem um pouco se lixando por isso. Inclusive estão recebendo apoios do Ministério Público Ambiental e do Governo do Estado para  soltarem fumaça a vontade e que se dane o cidadão. As duas empresas citadas acima serão beneficiadas pela ferramenta jurídica Termo de Compromisso Ambiental (TCA) para acordos com o MPES nos casos de renovação de licenças, única e exclusivamente as condicionantes ambientais. Cof, cof,cof…

Vereador sugere afastamento de Mafra
O vereador de Anchieta Beto Caliman (DEM) fez uma manifestação  pública para sugerir que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Espírito Santo -OAB-ES, Homero Mafra se afaste do caro de presidente da Ordem, para defender o policial civil  Hilario Frasson, acusado de ser o mandante do assassinato da medica Milene Gotardi. Caliman entende que a instituição é usada de uma maneira indireta em favor do Homero e Hilario. Como perguntar não ofende: quem é que decide que o Homero Mafra tem que se afastar? Boa pergunta! 

Banco Central na AFI
O diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, Isaac Sidney Menezes, assumiu a presidência do Conselho de Diretores da Aliança para Inclusão Financeira (AFI, na sigla em inglês). O mandato é de dois anos. Formada por representantes de mais de 90 países, a AFI busca promover o acesso a serviços financeiros e bancários, além de estimular o desenvolvimento de políticas públicas que facilitem esse acesso.

Mamãe eu quero
Considerada uma das “leis imorais” do país pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, a norma que garante aposentadoria especial para deputados e ex-deputados ganhou o apoio do Governo Michel Temer na Justiça. A Advocacia Geral da União (AGU) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário à ação de Janot contra o Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSS), que favorece a aposentadoria dos atuais e de ex-integrantes da Câmara.Mamae eu quero, mamar…

Novos negócios da CNI em Dubai
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai coordenar missão empresarial para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em paralelo à WorldSkills, olimpíada internacional de educação profissional que ocorre entre os dias 15 e 18 de outubro. Em 2015, na última edição da competição, realizada em São Paulo, a delegação brasileira, composta, em sua maioria, por alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), conquistou o 1º lugar, à frente de equipes de países como Coreia do Sul e Alemanha. Naquele ano, a disputa reuniu competidores de 62 países. O evento foi visto de perto por empresários de várias nacionalidades que, além de acompanhar a competição, aproveitaram para fazer intercâmbios comerciais.

Caso Battisti
Jornal O Globo conta que corre, à socapa, um pedido do governo italiano para o Brasil despachar o condenado por assassinatos na Itália, Cesare Battisti. O presidente da República, até o momento em que eu escrevia o texto, Michel Temer(PMDB) estaria inclinado a rever a decisão que garantiu a Battisti residência em território brasileiro.

Delação enxertada
O ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) vai à Justiça tentar anular a delação de Lúcio Funaro, seu malvado favorito, digo, operador favorito. O ex-deputado disse a aliados que trechos de sua proposta de colaboração – a qual foi rejeitada pela Procuradoria Geral da República – PGR – acabaram sendo enxertados no acordo do doleiro.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas