Dólar Em alta
5,007
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,007

Partos de crianças com deficiência terão registros em órgãos municipais

Hospital de Cobilândia
Foto: Prefeitura de Vila Velha

Os estabelecimentos de saúde que realizam partos no município de Vila Velha estão obrigados a procederem com o registro e a imediata comunicação do nascimento de crianças com deficiência aos órgãos municipais que promovem políticas públicas voltadas para a criança autista, com paralisia cerebral, síndrome de Down, surda, deficiente visual, com hidrocefalia, síndrome Cri-Du-Chat, entre outras.

É o que dispõe a Lei nº 6.097 sancionada pelo prefeito Max Filho e publicada nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial do Município. Os estabelecimentos mencionados incluem as casas de saúde, as maternidades, os hospitais particulares, públicos e filantrópicos, os centros de saúde, as clínicas, os postos de saúde.

Inclusão

O registro e a comunicação tem por objetivo garantir o acompanhamento, o apoio e a intervenção imediata dos órgãos municipais competentes, por seus profissionais devidamente capacitados, com vistas a manter atualizado o cadastro municipal das pessoas com deficiência, permitir a informação e o atendimento adequado aos familiares com atenção multidisciplinar, e garantir atendimento por intermédio de políticas públicas adequadas, favorecendo as possibilidades de tratamento.

A nova lei prevê ainda impedir o início tardio da estimulação e do tratamento,  favorecer o desenvolvimento motor e intelectual, garantir a socialização, a inclusão e a autonomia da criança nos primeiros anos de vida, melhorar a qualidade de vida e potencialidades da criança com deficiência e respeitar, no tocante à saúde da pessoa com deficiência, as diretrizes das políticas públicas do Ministério da Saúde.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas