Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,016

Partiu, mundo! Número de intercambistas de 30 a 50 anos cresce 35% no ES

intercâmbio3Viajar pelo mundo é sonho de muita gente, e as maneiras de realizar esse sonho são infinitas. Uma delas é o intercâmbio, foma de inserção na cultura do país, com possibilidade de convivência com a rotina de seus moradores muito utilizada por adolescentes e jovens.

Mas o perfil do intercambista vem mudando. Segundo uma pesquisa realizada por uma instituição capixaba, somente no Espírito Santo, a procura por intercâmbios na faixa etária dos 30 a 50 aumentou em 35,6% nos últimos dois anos.

São pessoas que buscam uma qualificação profissional e estudo de idiomas no exterior, outras até aposentados que querem viver uma imersão cultural. Os dados foram levantados pela IE Intercâmbio e, segundo a análise, a atual situação econômica e financeira do Brasil também incentiva uma experiência fora do país.

Segundo o especialista em educação internacional e carreira, Victor Ferreira, um dos países mais procurados é o Canadá que se destaca bastante. “ É mais pela questão custo benefício e pela questão cultural. O inglês que é falado no Canada é muito próximo do inglês americano, que é o que estamos acostumados a estudar aqui no Brasil, a ver em filmes e ouvir músicas”, relata Ferreira. Além deste são muito procurados também, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Irlanda.

O especialista afirma também que as dificuldades enfrentadas pelos intercambistas são as mesmas, independente da idade em que viajam. Em geral, são problemas como insegurança e o medo de enfrentar o novo que, em contraponto permite o convívio com pessoas do mundo inteiro quebrando o gelo desse medo.

Experiências

O gerente de Recursos Humanos, João Alexandre de 51 anos, resolveu ir para Toronto fazer uma experiência de intercambio por um mês após ficar desempregado. “As pessoas ficavam assustadas quando viam um cara de 50 anos em sala de aula. Mas, eu estava lá para aprimorar o meu inglês e realizar um sonho da adolescência”, relata.

O especialista Victor Ferreira afirma que, um senhor realizou seu primeiro intercambio com 69 anos e ainda retornou depois e ficou mais 3 meses fora do Brasil.

Victor deixa uma dica para quem ainda deseja realizar esse sonho. “ Independente da idade, tem 30, 40, 50 ou 60 anos. Se encoraje, pois estamos preparados para auxiliar em todos os aspectos. É importante procurar uma agencia séria que vai te auxiliar na questão do curso de idiomas, acomodação, passagem aérea, seguro viagem. Muitas pessoas acham que é um bicho de sete cabeças e não é verdade”, relata o especialista.

Veja a matéria completa no ESHOJE TV:

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas