Saldanha da Gama reformado em 2010
Saldanha da Gama reformado em 2010

O Clube Saldanha da Gama, hoje pertencente ao Município de Vitória, pode ser adquirido pelo Governo do Estado. Ao menos essa é a recomendação, encaminhada por ofício, do deputado estadual Marcelo Santos ao Executivo Estadual. O documento foi lido na sessão desta quarta-feira (22) e conta ainda com a assinatura de mais de 20 colegas parlamentares.

A sugestão de Marcelo Santos acontece após o município realizar duas fracassadas tentativas de venda do espaço, em ambas não houve interessados na iniciativa privada. Marcelo acredita que o Saldanha, que tem grande importância histórica não só para Vitória, mas para todo o Espírito Santo, possa ser utilizado em prol da comunidade capixaba.

“O espaço é ótimo, de grande beleza arquitetônica e localização privilegiada, que guarda tantas memórias e histórias do nosso Estado. Tenho certeza que poderia ser de grande utilidade para a população, que receberia mais um local de lazer e educação, como, por exemplo, uma biblioteca pública”, avalia Marcelo Santos.

Construído no início do século XVIII, na época como Forte São João, o espaço já serviu como uma fortaleza para proteger a ilha de Vitória de ataques estrangeiros, mais tarde abrigou cassino, até se tornar sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama, quando ficou conhecido como melhor clube do Estado. O Saldanha também revelou talentosos e renomados atletas, que se destacaram em nível estadual e nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *