Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,132

Pais devem manter a vacinação dos filhos em dia

A criança quando nasce recebe uma caderneta de vacinação e os pais são responsáveis por levar seus pequeninos para tomar as doses das vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas, que são encontradas nas Unidades de Saúde de Vila Velha, imunizam contra uma série de enfermidades graves e garantem uma vida inteira mais saudável.
Toda criança, do dia que nasce até os quatro anos, deve ter sua carteirinha de vacinação infantil completa com as principais e mais importantes vacinas. Após os quatro anos, a criança só volta a ser vacinada aos 10 anos, que é quando tem início a caderneta de vacinação do adolescente. Nessa fase são aplicados os reforços das vacinas que foram aplicadas na primeira infância.
Ao nascer, a criança já recebe uma dose da vacina BCG e da Hepatite B. A primeira imuniza contra a tuberculose e suas formas graves. É oferecida às crianças com no mínimo dois quilos, logo após o nascimento e em dose única. A segunda, contra a Hepatite B, deve ser administrada com até 12 horas após o nascimento, dentro do hospital ou maternidade onde foi realizado o parto.
Quatro vacinas – Com dois meses o recém-nascido toma a 1ª dose de mais quatro vacinas. São elas: a Pentavalente, que imuniza as crianças contras a Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B e a Hepatite B; a VIP e VOP, contra a poliomielite; a Pneumocócica 10, que protege os pequeninos de bactérias tipo pneumococo, que causam doenças graves como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia; e a Rotavírus, que previne o vírus que causa principalmente a gastroenterite, infecção que agride o estômago e o intestino. Essas mesmas vacinas devem ser repetidas aos quatro meses de vida do bebê.
Aos três e cinco meses, os bebês recebem a vacina Meningo C. Aos seis meses, recebem a terceira dose de da Penta, VIP e VOP e da Pneumocócica 10. Aos nove meses, a primeira dose da vacina contra a Febre Amarela. E até os quatro anos os pequenos vão recebendo as imunizações e quantidade de doses necessárias para cada uma delas.
Vacinas devem ser administradas nas crianças de até quatro anos
BCG: imuniza contra a Tuberculose e suas formas graves. É oferecida às crianças com no mínimo 2 quilos, logo após o nascimento e em dose única.
Hepatite B: é de administração injetável. Induz a formação de anticorpos contra o vírus da Hepatite B.
Pentavalente: imuniza as crianças contras a Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B.
VIP e VOP: aplicada para combater a poliomielite.
Pneumocócica 10: protege das bactérias tipo pneumococo, que causam doenças graves como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia.
Rotavírus: previne o aparecimento do vírus que causa principalmente a gastroenterite, infecção que agride o estômago e o intestino.
Meningo C: Essa vacina protege as crianças da bactéria meningocóco C, que causa mais meningite em crianças de até quatro anos.
Febre Amarela: protege contra uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivírus.
Tríplice Viral: protege a criança de três doenças: Sarampo, Rubéola e Caxumba. É uma vacina combinada e é aplicada através de injeção aos 12 meses de idade.
Tetra Viral: protege a criança de quatro doenças: Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela (catapora). É uma vacina combinada e é aplicada através de injeção aos 15 meses de idade.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas