Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Outubro Rosa: monumentos serão iluminados e ações em combate ao câncer

por Jéssica Alves Maciel – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/30/1_outubro_rosa__a14b641116-40006.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'524972576a3c1', 'cd_midia':39999, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/30/outubro_rosa__a14b641116-39999.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da web', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '390', 'cd_midia_h': '297', 'align': 'Left'}Acontece nesta terça-feira (1) a abertura oficial do movimento Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida no Espírito Santo, que tem o intuito de fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama. Esse movimento mundial veio para o Brasil através da Federação Brasileira de Entidades Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama), que no Estado é representada pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).
A assistente social da Afecc Bianca Beraldi Xavier destaca que o Outubro Rosa não é uma campanha que acaba no fim do mês, mas busca conscientizar a prevenção e o diagnóstico de todos os tipo de câncer. “O Outubro Rosa é um movimento mundial que colocou outubro como mês de referência para falar sobre a prevenção do câncer, mais centralizado no de mama, mas sem esquecer os outros tipos de câncer”, disse.
A projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que até 2030 cerca de 27 milhões de novos casos de câncer sejam registrados em todo o mundo. E, ainda, que aconteçam 17 milhões de mortes pela doença. No Espírito Santo a previsão até o fim de 2013 é de que sejam diagnosticados 10.740 novos casos de câncer, sendo que cerca de 940 serão de mama ? o segundo tipo mais frequente no mundo segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano. Contudo, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
Segundo a oncologista Kitia Perciano, fatores como obesidade, hiperglicemia, vida sedentária, menarca precoce e menopausa tardia podem levar ao câncer. “Além desses fatores de risco, o estresse também é considerado um dos grandes causadores da doença, principalmente nas grandes cidades. Quando você tem uma situação que te causa estresse, o organismo produz muita catecolominas, o que acaba gerando a multiplicação celular desordenada e pode gerar o câncer. O estresse crônico, como é chamado, é gerado por fatores como insatisfação na vida profissional e no relacionamento familiar. Com isso, você produz constantemente uma grande quantidade desse hormônio”, explicou a médica.
Como forma de prevenção, a oncologista cita, principalmente, o estilo de vida saudável. “Ter uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos regularmente, evitar cigarros e bebida alcoólica. O uso indiscriminado de medicamentos também deve ser evitado e, principalmente, se poupar do estresse, o que é muito difícil nos dias de hoje”, afirma.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/30/1_images-40012.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'52497258766e2', 'cd_midia':40002, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/30/images-40002.jpg', 'ds_midia': 'outubro rosa', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da web', 'ds_midia_titlo': 'outubro rosa', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '269', 'cd_midia_h': '188', 'align': 'Right'}Campanha circula o mundo inteiro
O Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, com ações referente ao câncer de mama e mamografia, no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajuda milhares de pessoas.
Para chamar a atenção da sociedade capixaba, durante o mês de outubro várias ações serão realizadas pela Afecc em todo o Espírito Santo. A marca será a iluminação rosa dos principais monumentos públicos e pontos turísticos do Estado.
“A Afecc tem uma parceria com o poder publico para que sejam feitas ações que facilite o acesso da população a informação e aos exames que diagnosticam o câncer. Acontecerão palestras, atendimento e mamografia em Unidades de Saúde. Uma das características é fazer com que a sociedade se vista de rosa e, assim, lembrar o tempo todo a importância do diagnóstico precoce da doença”, concluiu a assistente social da Afecc, Bianca Beraldi.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas