Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Outubro Rosa: campanha chama atenção também para câncer de mama nos pets

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/10/18/70x70/1_cancer_de_mama_tambem_atinge_animais1-200095.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5806981327c61', 'cd_midia':200095, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/10/18/cancer_de_mama_tambem_atinge_animais1-200095.jpg', 'ds_midia': 'câncer de mama nos pets', 'ds_midia_credi': 'Reprodução da Internet', 'ds_midia_titlo': 'câncer de mama nos pets', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '497', 'cd_midia_h': '278', 'align': 'Left'}O movimento Outubro Rosa, que acontece durante todo o mês alerta sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, não é só para as mulheres. Mas para as fêmeas de maneira geral. Médicos veterinários de todo o país se uniram numa Campanha Nacional de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Animais de Companhia. A iniciativa tem o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e consequentemente dos Conselhos Regionais.
O alerta vai principalmente para os donos de cadelas e gatas. De acordo com dados do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV/ES) estima-se que a incidência de câncer de mama em cadelas seja de 45%, e que aproximadamente 30% das gatas sejam diagnosticadas com a doença.
A médica veterinária e conselheira efetiva do CRMV/ES, Maria da Gloria Alves Cunha, confirma o aumento da incidência desses. “Sempre foi um problema que as pessoas não se importavam, ficavam esperando e geralmente os tumores se desenvolvem muito rápido. Mas o importante é que, mesmo com o aumento, os proprietários estão mais atentos e essa campanha ajuda a alertá-los”, afirma.
O indicado segundo Maria da Glória, é que os tutores de cadelas e gatas, façam a castração dos animais antes do primeiro cio e após completar as vacinações. Sendo assim, a probabilidade que o câncer se desenvolva em uma cadela caem expressivamente. Nas gatas, a castração precoce reduz em 91% as chances de desenvolvimento de lesões de mama. Além de evitar outros tipos de doenças reprodutivas, como tumor de ovário, por exemplo.
Nesse caso, quem deve ficar alerta são os tutores dos animais. Levando sempre que possível os bichinhos para avaliações médicas. Quando o diagnóstico é feito de forma rápida, maiores são as chances de cura para o animal. Em casa o proprietário pode fazer a verificação periodicamente. Posicionando o animal de barriga para cima, deve-se apalpar as mamas, verificando a presença de nódulos ou qualquer aumento de volume, informa o CRMV/ES.
A médica veterinária destaca que todo tumor em animais são possíveis de ser retirado. “A partir do momento que foi detectado, todos os animais são aptos a fazer a cirurgia. Após a retirada de toda cadeia mamária, é feito a biopsia, e se for identificado um câncer o animal é encaminhado para a quimioterapia”, assegurou.
Com o avanço da medicina veterinária é possível que os animais tenham uma qualidade de vida normal. “Hoje em dia a quimioterapia em animais é bem desenvolvida, eles sabem o tratamento correto que será encaminhado para esse animal. Com isso, eles recebem o melhor tratamento para que consiga viver bem, após o câncer”, conta.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/10/18/70x70/1_cancer_de_mama_animal___creditos_reproducao_internet-200094.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5806981327c61', 'cd_midia':200094, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2016/10/18/cancer_de_mama_animal___creditos_reproducao_internet-200094.jpg', 'ds_midia': 'câncer de mama nos pets', 'ds_midia_credi': 'Reprodução da Internet', 'ds_midia_titlo': 'câncer de mama nos pets', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '453', 'align': 'Right'}Maria da Glória, também é presidente de uma ONG que abriga animais. Ela ressalta que como são numerosos, os animais de ONGs também precisam ser avaliados. Por isso pede que as pessoas ajudem, tanto na forma de adoção de uma animal, quanto o próprio local.
A Campanha
Esse é o terceiro ano da Campanha Nacional de Prevenção Contra o Câncer de Mama em Animais de Companhia. O mês tem sido usado como um período de alerta para que os proprietários evitem a doença em animais.
No Estado, a campanha é divulgada por meio de redes sociais e de materiais informativos disponibilizados em consultórios e clínicas veterinárias. No começo do mês uma ação para divulgação da campanha foi feita em Vila Velha. O material da campanha, também conta com informações explicando que os animais que não foram castrados ainda no início da vida fértil também correm mais risco de desenvolver tumores.
Mais informações sobre a campanha podem ser adquiridas no site do CRMV/ES www.crmves.org.br.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas