Outubro RosaO movimento Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, chega a sua décima edição nacional no Espirito Santo. Por meio da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), várias ações serão promovidas ao longo do mês, com palestras de prevenção a diversos segmentos.

“Esse ano, por exemplo, nós faremos uma ação grande em Santa Maria de Jetibá, com pessoas que trabalham com lixo reciclável”, explicou a assistente social da Afecc, Bianca Beraldi Xavier.

A principal ação durante a campanha é a Caminhada Outubro Rosa, que será realizada no próximo dia 21, às 8h30, saindo do Píer de Iemanjá, seguindo pela Orla de Camburi até a Avenida Adalberto Simão Nader. Quem quiser vestir a camisa do movimento basta ir a uma das duas lojas oficiais da campanha, que ficam no Shopping Vitória e na Casa Rosa, próximo ao ambulatório Ilza Bianco (anexo ao hospital Santa Rita), e adquirir um dos produtos. Também estão sendo vendidas sombrinhas, guarda-sóis, chinelos, canecas, nécessaires, bolsas e bonés.

“O movimento Outubro Rosa é mundial e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) o trouxeram para o Brasil. Como a Afecc é filiada a Federação, o Espirito Santo também aderiu. Já está na nossa missão trabalhar a prevenção, detecção precoce, educação e socializar informações sobre o câncer. A principal mensagem é que outubro seja uma referência para cuidar da gente, de quem a gente ama e diminuir os índices de mortalidade por câncer, que já é a segunda maior causa de morte no país”.

Bianca também fala sobre a importância de ter esse mês como referência para falar sobre a enfermidade. “Não só o Brasil, mas o mundo inteiro está falando nisso. Costumo dizer que é uma contaminação do bem compartilhar informações do bem. Quanto mais a gente falar, menos medo as pessoas vão ter e irão começar a pensar que caso tenham a doença, precisam se tratar, porque ainda tem muita coisa pra fazer no mundo”.

Serra

Na Serra, as unidades de saúde preparam ações especiais com exames, técnicas de meditação, zumba, caminhadas e palestras.

A US de Nova Carapina II vai oferecer palestra sobre câncer de colo de útero e de mama na próxima terça-feira (2), a partir das 8h. Haverá também café da manhã e atendimento agendado específico para a saúde da mulher.

Os preventivos serão intensificados na quarta-feira (3), na quinta (4) e na sexta (5), das 7h às 17h. Os enfermeiros ficarão o dia todo por conta da realização dos exames, que devem ser agendados. No dia 11 de outubro, as mulheres do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) de Nova Carapina II farão uma caminhada a partir das 7h30.

Aula de zumba, técnica de meditação, teatro educativo e apresentação de coral marcam a programação da Unidade de Saúde de Jardim Carapina. O evento será realizado no CRAS localizado no bairro, no próximo dia 18, das 13h às 17h. A equipe também oferecerá palestra contra câncer de boca e contra o câncer de mama com médicos da área.

A Unidade de Saúde de Barcelona espalhou os famosos laços rosas da campanha do Outubro Rosa por todo o local, e a equipe irá atuar caracteriza com a camisa da campanha ao longo do mês.

Por Lizandra Amario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *