Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Os novos filhotões de baleia Jubartes capixabas já estão nascendo

2016_08_26 - Expedição Amigos da Jubarte - Vitória-ES

O mar capixaba é, de fato, muito agradável a espécie de baleias Jubartes. Um verdadeiro berço, para elas trazerem seus filhotes. Tanto que em agosto as equipes de pesquisa do Projeto Amigos da Jubarte, dos parceiros das Operadoras do Turismo de Observação de Baleia de Vitória e seus visitantes, puderam acompanhar os primeiros dias de vida dos novos filhotões capixabas do Oceano Atlântico.

Durante as expedições no mar capixaba foram avistados os primeiros filhotes acompanhados das mães, mais próximos da costa do que no início da temporada, onde eram encontrados grupos de baleias adultas e subadultas, geralmente nadando para o oceano aberto. Nessa temporada foram as primeiras saídas das operadoras que observaram os bebês Jubartes, que nascem aproximadamente com 1 toneladas de peso e medindo cerca de 4 metros de comprimento. A gestação das baleias-jubarte dura aproximadamente 11 meses e após o nascimento passam até 10 meses se alimentando de 100 litros do rico leite (com até 70% de gordura) por dia.

A partir de agora acompanharemos o crescimento desses filhotes, o treinamento que sua mãe realiza com ele, natação, saltos batidas das nadadeiras e se preparando para “a incrível jornada das baleias-jubarte”, que consiste na migração de mais de 4 mil quilômetros até as águas Antárticas. É lá que as baleias se alimentam de grandes cardumes do krill (pequenos crustáceos). A cada ano elas retornarão para casa, no litoral brasileiro, quando poderemos encontra-las novamente, acompanhadas de seus filhotes com algumas toneladas e metros a mais, pois só atingem a maturidade sexual por volta dos 4 anos de idade, podendo reiniciar esse incrível ciclo da vida.

Mas essa história não foi sempre feliz. A caça comercial quase extinguiu a população das jubartes dos mares do Atlântico Sul, restando menos de 1000 baleias. Com a proibição da matança e o início do projeto de conservação das baleias, atualmente estima-se que a população chegue a quase 20.000 indivíduos.

Os estudos históricos e novos métodos de estimativa populacional do Instituto Baleia Jubarte, são realizados por sobrevoo por toda a costa brasileira, demonstrando uma taxa de crescimento de 10% ao ano da população da Jubarte Brasileira.

Em dois finais de semana de agosto as agências de turismo parceiras do Projeto Amigos da Jubarte, que vêm iniciando a observação de baleias no litoral capixaba, levaram aproximadamente 230 visitantes em seis embarcações, todas acompanhadas de pesquisadores ou técnicos para que as saídas ocorressem de forma responsável.  As informações são de Paulo Rodrigues, oceanógrafo e Coordenador de pesquisa do Projeto Amigos da Jubarte, através do Jubarte.Lab.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas