Dólar Em alta
5,167
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,167

OS EXAMES PSICOTÉCNICOS NO CONCURSO PÚBLICO

Os exames psicotécnicos, também chamados de psicológicos, ou, ainda, psicossomáticos, servem para avaliar as características mentais e de personalidade do candidato para sua adequação ao serviço.

Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), exposto da Súmula Vinculante nº 44, “só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público”. Logo, se tal previsão estiver apenas no edital, a exigência do exame é ilegal.

O exame psicológico, para ser legítimo, deve: a) estar previsto em Lei; b) ser pautado em critérios objetivos, de reconhecido caráter científico; e c) que se confira a publicidade aos resultados da avaliação, a fim de possibilitar o recurso do resultado.

Tais exigências impõem ao edital a obrigação de elencar quais critérios serão avaliados no exame. De acordo com o STF, a avaliação realizada com base em critérios não-revelados leva à ilegitimidade da avaliação psicológica, pois impede o acesso ao Poder Judiciário para conhecer de eventual lesão ou ameaça de direito ocasionada pelos critérios utilizados.

Além disso, tendo em vista o princípio da impessoalidade, tais exames não podem exigir do candidato habilidades específicas (tais como espírito de liderança ou proatividade), mas devem somente avaliar se o concorrente possui condições mínimas para exercer a atividade. A Administração não pode escolher que tipo de personalidade deve ter seu servidor. A averiguação sobre a aptidão do candidato às exigências mentais do cargo será feita no estágio probatório.

Avançada essa etapa, o candidato se depara com a investigação social, que será objeto de nosso próximo artigo.

Mario Augusto Teixeira
Advogado da Gonçalves Advogados Associados

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas