Dólar Em alta
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,148

Oportunidades e histórias de superação de ex-moradores de rua

Escola da Vida Ação Social
Fábio Monteiro (Foto: Carlos Antolini/PMV)

Imagine pessoas cheias de motivação no trabalho e que executam suas tarefas sorrindo e cantando. Assim são Welton Pereira de Almeida, Liliane Correia do Nascimento e Fábio Monteiro, contratados há pouco mais de dois meses pelo lava-jato do Centro de Formação de Condutores (CFC) Salomão, em Jardim Camburi.

Eles estão começando uma nova história, depois de alguns anos de dificuldades, morando nas ruas de Vitória. Welton é o mais empolgado. Na próxima semana, ele vai fazer a prova prática de direção veicular do Detran, depois de ter feito aulas teóricas e práticas de direção, o teste psicotécnico e o exame de acuidade visual.

Welton Pereira de Almeida (Foto: Carlos Antolini/PMV)
Welton Pereira de Almeida (Foto: Carlos Antolini/PMV)

“Minha vida agora é só vitória. Quando passar na prova do Detran, poderei exercer uma nova profissão, a de motorista. Amo ter uma rotina de trabalho, um apartamento para morar, uma geladeira cheia de alimentos e uma companheira”, diz Welton, de 34 anos de idade.

“Eu pensei que iria morrer pelas ruas, porque a cada dia a gente morre um pouco”, lembra Liliane, de 32 anos, companheira de Welton.

A nova vida começou, para ela, ao conhecer o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-POP), no bairro Mário Cypreste. Por meio das oficinas, palestras e até dos diálogos com as equipes do espaço, ela se sentiu valorizada e começou a perceber que podia mudar de vida. “O atendimento no Centro-Pop foi muito importante para nós dois, porque queríamos continuar juntos. Um empurrava o outro para vencermos juntos”, diz.

Exemplo

O exemplo de pessoas que conseguiram sair da rua e conquistaram um trabalho foi o que motivou Fábio. “Eu percebi que eu também poderia vencer. Comecei a aceitar a ajuda das assistentes sociais, participei de vários eventos e oficinas na Escola da Vida e me transformei”, conta.

A oportunidade de trabalho foi oferecida pelo proprietário do CFC Salomão, Osmar Pereira Ramalho, em Jardim Camburi. “Eu sentia essa vontade de contribuir com eles, para que retornem ao convívio social de forma digna. E eles estão agarrando essa oportunidade com muito entusiasmo. fazendo o melhor que podem”, diz.

Cidade do Bem

Para conhecer pessoas e grupos voluntários que atuam junto aos moradores de rua de Vitória, distribuindo alimentos, agasalhos e roupas, a Prefeitura vai promover o segundo encontro da Mobilização Cidade do Bem, nesta próxima terça-feira (29), às 18h30, no auditório da Casa do Cidadão. “Queremos conhecer o trabalho que eles realizam e apresentar a rede de atendimento à população de rua mantida pelo município. Desses encontros, podem sair propostas de atuação conjunta”, explicou a secretária de Assistênciia Social, Iohana Kroheling.

Escola da Vida

Nos últimos três meses, 18 pessoas superaram a situação de rua, assim como Welton, Liliane e Fábio. São pessoas que aceitaram os serviços ofertados pelos profissionais da Assistência Social da Prefeitura de Vitória, mantiveram-se determinadas e conseguiram retornar ao convício social e familiar.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas