Dólar Em alta
4,994
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
4,994

Operação Verão: mais de 1,4 mil militares reforçam a segurança nos balneários capixabas

21 adriano horta_26-10-2008.jpgComeça no dia 26 de dezembro e segue até 10 de março do ano que vem a Operação Verão, com reforço na segurança dos balneários capixabas. Ao longo de 64 dias, as 14 cidades com praias no Espírito Santo receberão maior efetivo policial para atender ocorrências da população e turistas. O reforço acontecerá em Vitória; Vila Velha; Guarapari; Serra; Conceição da Barra; Guriri (São Mateus); Pontal do Ipiranga (Linhares); Aracruz; Praia Grande (Fundão); Marataízes; Itapemirim; Piúma; Anchieta e Presidente Kennedy.

De acordo com a Secretaria de Segurança (Sesp), serão empregados, diariamente, cerca de 1,4 mil policiais nos balneários. Os locais contarão com um planejamento especial para emprego do policiamento ostensivo ordinário e especializado nos processo a pé, motorizado ou de bicicleta, intensificando os cercos táticos, operações de bloqueio, abordagens a ônibus e a pessoas, blitze de trânsito, patrulhamento tático, etc.

“Os policiais são remanejados de suas folgas para reforçar a segurança nos balneários, recebendo sua diária. Serão intensificados os nossos cercos táticos, operações de bloqueio, abordagens a ônibus e pessoas e blitze de trânsito. Durante o carnaval de Vitória, será implantado plantão na delegacia de Santo Antônio”, disse o secretario estadual de segurança pública, Nylton Rodrigues.

De acordo com o secretário, o governo disponibilizou para a polícia militar um valor de R$ 2.800 milhões para pagamentos de diárias. Os miliares em folga irão a outros municípios trabalhar no litoral. Além disso, as blitz de trânsito serão aumentadas em saídas de boates e proximidades das praias, assim como nos coletivos.

O secretário relembra as ações feitas na última operação, e ressalta que será idêntica a do ano passado. “O planejamento da Operação Verão do ano de 2018/2019 é idêntico ao que nós fizemos em 2017/2018, pois esta foi considerada a operação de maior sucesso nos indicadores. Nós tivemos uma redução em nossos indicadores, inclusive, na sensação de insegurança daqueles que buscam os balneários”, comemora o secretário.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ramalho completa que Guarapari terá mais efetivo de policiais, assim como qualquer outro município poderá ter, de acordo com a necessidade das prefeituras. “É o balneário mais visitado do estado nessa época. Por isso lá terá maior número de agentes. Mas, isso depende da demanda do município. A cidade que apresentar número maior de visitantes ou índices de ocorrência vai receber mais militares”, destacou o comandante.

A Polícia Civil terá reforço nos plantões das delegacias regionais, com turnos de 24 horas e policiais em regime de escalas. Também será implantado posto de atendimento em Jacaraípe, na Serra, durante festividades de réveillon e carnaval. O mesmo acontecerá em outras cidades, como Piúma e Conceição da Barra.

Já o Corpo de Bombeiros, que iniciou seus trabalhos da Operação Verão no dia 2 de dezembro, com atuação na beira do mar, terá o reforço de 700 homens. A corporação trabalha em conjunto com os guarda-vidas disponíveis de acordo com cada município. Serão cerca de 50 bombeiros militares, mais de 700 guarda-vidas civis, motos aquáticas, quadriciclos, lanchas entre outros recursos atuando na orla de 14 municípios que já firmaram convênio com o CBMES para efetivar a Operação Verão 2018/19.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas