Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Operação Verão contará com 2,7 mil policiais a mais nas ruas de norte a sul do ES

Laureen Bessa – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/01/08/1_refor__o_ver__o__credito_sesp-52921.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'52cd975cadfdd', 'cd_midia':52917, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2014/01/08/refor__o_ver__o__credito_sesp-52917.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Divulgação/Sesp', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '500', 'cd_midia_h': '375', 'align': 'Left'}O verão é a época do ano em que todos os Estados litorâneos recebem um número maior de turistas. Para garantir a segurança da população e dos visitantes, a partir do dia 26 de dezembro até o dia 22 de fevereiro de 2015, será realizada a Operação Verão, que irá disponibilizar um reforço de 2.750 policiais militares e civis nos balneários capixabas. A expectativa é que mais de 1 milhão de turistas circulem pelo Estado neste Verão.
Segundo o secretário Estadual de Segurança Pública (Sesp), André Garcia, não houve grandes mudanças no planejamento com relação ao ano passado, somente o número de efetivo – que aumentou em 20% comparado a 2013.. “Neste ano tivemos mais mil policiais militares incorporados, com isso, conseguimos colocar 20% a mais de policiais nas ruas, o planejamento não foge muito do ano passado. Tivemos também um acréscimo de policiais civis e conforme o aumento da demanda, teremos mais duas unidades com plantão extra, as delegacias de Jacaraípe e Conceição da Barra funcionarão 24 horas nos finais de semana”, afirmou o secretário.
Atualmente, a Polícia Militar (PMES) conta com um efetivo total no Espírito Santo de 8 mil policiais, que continuarão trabalhando normalmente durante este período. O reforço foi dividido entre as regiões Metropolitana, Norte e Sul do Estado, distribuindo 250 PMs para cada uma região.
As praias e balneários que receberão o reforço policial são: Guriri e Barra Nova, em São Mateus, Itaúnas, em Conceição da Barra, Urussuquara, Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência e Lagoa Juparanã, em Linhares e a orla de Aracruz, na região Norte.
Na região Metropolitana, o município de Guarapari receberá o contingente. O Sul do Estado terá o apoio intensificado nas praias de Anchieta, como Iriri, Ubu e Castelhanos, em Piúma, Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy, também receberão o reforço de PMs.
Já a Polícia Civil (PCES) também teve o efetivo ampliado com 30 novos delegados, 80 peritos e 140 escrivães e já iniciam os serviços nos plantões das 20 unidades regionais. Ao todo, dois mil policiais participarão da Operação Verão.
“As operações vão continuar ao longo do período, tudo isso é reforço, é algo a mais para população. Vamos continuar com as operações de desempenho e de buscas a alvos da polícia, como homicidas e traficantes. A expectativa é que tenhamos um verão mais tranquilo, pois temos mais condições de atender a população, proporcionando mais segurança aos cidadãos”, explicou Garcia.
Além disso, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Edmilton Aguiar, contou que neste verão 910 guarda-vidas e 44 bombeiros militares atuarão em todo litoral capixaba. “Já realizamos as seleções, treinamentos e iremos supervisionar os trabalhos de atendimento à população. Compramos os equipamentos e materiais essenciais para o salvamento aquático, entregaremos aos municípios no início de dezembro afim de prevenir os afogamentos”, disse.
O tenente coronel Martinelli, da PMES, informou ainda que as blitz da Lei Seca, realizadas pelo Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran), serão intensificadas nos balneários capixabas.
Operação Natal
Entre os dias 11 a 24 de dezembro, policiais militares também vão reforçar a segurança em locais com maior concentração de comércio pelo Estado, tendo em vista as compras de Natal. Serão disponibilizados PMs do efetivo administrativo, dos batalhões e da escala extra.
Carnaval
De acordo com o subcomandante geral da PMES, coronel Douglas Alves Zucolotto, para o Carnaval 2015, o efetivo deve aumentar em mais 20% nas ruas do Espírito Santo, redistribuindo cerca de mais 150 policiais nas três regiões já pré-determinadas.
“Para o carnaval, teremos mais 150 policiais distribuídos nas regiões Norte, Sul e Metropolitana, totalizando 900 policiais nas ruas para dar mais segurança à população. São locais que tem um fluxo alto de pessoas durante esse período, queremos diminuir os índices de violência e mostrar para os cidadãos que a polícia está fazendo o seu trabalho”, concluiu o coronel Zucolotto.
André Garcia contou ainda que para realizar a Operação Verão, Natal e Carnaval foi necessário realizar uma suplementação orçamentária de mais de R$ 300 mil.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas