Dólar Em baixa
5,142
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,142

Operação da PF-ES: cédulas falsas eram vendidas na internet

Foto: cabo Daniel Meneghetti
Foto: reprodução/Web

Na manhã desta quarta-feira (3) a Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados pela Operação Pecúnia. O objetivo é combater a fabricação e a inserção de moeda falsa no mercado capixaba. Até o momento, ninguém foi preso.

De acordo com o delegado regional de combate ao crime organizado, Vitor Moraes Soares, o esquema funcionava de três formas. Na primeira as pessoas anunciavam vendas de cédula falsa pela internet, tendo como principal meio o Facebook. Em outra, as pessoas de fato faziam a produção das moedas no Espírito Santo. E o dinheiro, mesmo que pouco, vinha especialmente de três estados, Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

“São 15 investigados e nove desses estão sendo ouvidos nesta quarta. A maioria negociadores estelionatários. Com eles não foram encontradas notas, apenas um desses nove tinha os materiais para a produção, que são as impressoras, no computador dele foi encontrado matrizes de nota de 20 e 50 reais”, explica.

Segundo o delegado, o perfil das nove pessoas que estão sendo ouvidas é de sexo masculino, a maioria em idade de 18 e 28 anos. “São pessoas novas que utilizam bastante a computação e as redes sociais para isso”, afirma.

Soares aponta que em 2016 foram cerca de mil reais em cédulas falsas. “No Espírito Santo tem mais gente que compra de outro estado, como Goiás, São Paulo e Minas Gerais. A produção é pequena. Temos boas copias que de fato pode enganar os comerciantes em geral, não são cópia que engane uma perícia mais técnica, mas o comércio e especialmente a noite pode induzir a erro”, conta.

Ele alerta que as pessoas devem ficar atentos as situações que indique algum risco de moeda falsa. “Uma grande quantidade de vítimas, compareceu a Polícia Federal e que norteou muitas investigações, foi a venda de celulares em sites como OLX e Mercado Livre, a partir do momento que foi anuncio e a pessoa oferece pagar 2 mil reais em dinheiro o cidadão de bem deve se preocupar e ficar atento as essas notas. É recomendado receber por transferência bancaria, mas se for o caso, procure um local fechado onde haja bastante pessoas e segurança, porque se necessário e percebido as notas falsas você possa chamar um segurança”, explica.

O delegado conta que as investigações estão em andamentos e as nove pessoas estão sendo ouvidas ou diretamente interrogado, por existir provas contundentes da inserção das cédulas no mercado. As investigações devem ser encerradas por volta de 20 dias. Todo o material vai ser encaminhado ao Ministério Público para a avaliação da pertinência da propositura ou não da ação penal.  “Até esse momento a Justiça entendeu que não existe elementos tão convincentes para se decretar uma prisão, mas se entendeu que havia sim elementos para decretar o cumprimento dos mandados nas residências. Eles podem pegar até 12 anos de prisão”, finaliza.

Por nota, a OLX destacou que a atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples. Diariamente, cerca de 500 mil novos anúncios são inseridos na plataforma. Toda negociação é realizada fora do ambiente do site, assim, a empresa não tem controle sobre as transações feitas entre os usuários. Reitera ainda que este tipo de conduta viola os Termos e Condições de Uso do site e que está à disposição das autoridades para colaborar nas investigações.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas