Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Opções saudáveis para ceia das festas de fim de ano

sugestoes_para_ceia_de_ano_novo_33-211328Aproveitar bem as festas de final de ano sem perder a boa forma e a saúde é um desafio para a grande maioria das pessoas. A boa notícia é que o mercado está cheio de opções de alimentos saborosos que podem dar aquela força para quem quer aliar noites de festa, diversão e alimentação saudável. A nutricionista Poliana Freitas destaca que na própria ceia tradicional há como fazer escolhas sem perder o foco na alimentação saudável.

“É possível montar um cardápio muito atrativo e saudável para as festas de fim de ano. Claro que as proteínas são sempre boas opções pelo seu alto valor biológico: frango assado, salmão e tilápia são ótimas alternativas, além de salada de bacalhau com grão de bico. Melhor escolher os assados e grelhados, evitando a alta concentração de sódio e gordura saturada presentes principalmente no churrasco. Mas a ceia é mais que proteínas e há muitas outras alternativas interessantes”, destaca ele, que dará uma palestra sobre o tema no próximo sábado (15), no Terra Madre, Praia da Costa, mas antecipou várias dicas.

A tradicional farofa para acompanhar a fibra, por exemplo, pode ser feita com aveia e legumes, ajudando na digestão e nutrição. Outra alternativa é a manteiga sem lactose, considerada um coringa. Ela pode ser usada para refogar verduras e legumes, grelhar carnes e substituir óleos refinados em qualquer receita.

E que tal esquecer o arroz branco? A ideia é optar pelo arroz integral, que é rico em fibras, acompanhado de nozes, grãos e legumes como vagem e cenoura ou até mesmo frutas secas. Uma alternativa diferente e saborosa também é apostar num risoto de quinoa ou mesmo uma salada feita à base desse alimento conhecido como “grão de ouro”, por ser um dos poucos vegetais considerados uma vitamina completa e naturalmente sem glúten.

“É preciso também aproveitar ao máximo os temperos naturais, fugindo dos industrializados. Além dos tradicionais, como cebola, alho, tomate, pimentão, há especiarias que possuem propriedades que ajudam o organismo em suas funções, como açafrão da terra, cúrcuma, gengibre e outros”, destaca. A nutricionista lembra ainda que, seja qual for a opção, é importante dar preferência aos alimentos orgânicos, que são sempre mais saudáveis e saborosos.

As sobremesas também não precisam ficar de fora do cardápio. Farinhas de amêndoas são alternativas ideais para a produção de tortas e panquecas cheias de sabor. As saladas de frutas são parceiras e podem ganhar o reforço de frutas que ajudam na digestão, como abacaxi, pitaya, kiwi, morango. Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. Eles têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Devem ser consumidos sem exagero.

Evitar bebidas alcoólicas também é uma dica importante. “Mas, se for beber, melhor apostar nos vinhos e espumantes, que são menos calóricos.  A orientação é alternar um copo de água com um copo de bebida”, finaliza.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas