Parque Moscoso-105 Anos_Foto Diego Alves0091Vitória completa 466 anos na sexta-feira, 8 de setembro. Considerada a terceira melhor capital do País para se viver, de acordo com a Revista Exame, a cidade vai comemorar no Parque Moscoso, no centro da capital, com o tradicional “parabéns para você”, bolo, música e dança. Mas o feriadão começa nesta quinta (7), pela Independência do Brasil. E quem não vai viajar pode aproveitar as opções de diversão pela cidade!

Parque Moscoso antigo
Parque Moscoso antigo

A programação começa às 9h no Parque Moscoso com a banda júnior da Polícia Militar tocando temas de filmes, uma seleção do maestro Ray Coniff, Gonzaga em tom maior e Tema da Vitória.

Em seguida três números de dança sobem a concha acústica do parque: “África do Sul”, uma coreografia em homenagem ao continente africano; “Despedida” e “Feira de Mangaio”, que traz os ritmos populares brasileiros, na canção interpretada pela cantora Clara Nunes.

Às 10h20, haverá a apresentação da orquestra de cordas Fafi, sob a coordenação de Gabriela Queiroz, com músicas eruditas e clássicos da música popular.  A Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva encerra a programação.

parque-botanico-e-museu-vale-oferecem-opcoes-de-lazer-gratuitas-no-periodo-de-ferias_620_Parque Botânico da Vale
O Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi, em Vitória, tem uma área equivalente a 33 campos de futebol. Abriga mais de 140 espécies de árvores, como pau-brasil, jacarandá e ipê, além de animais silvestres (gambás, saguis e várias espécies de aves) que podem ser vistas em cinco trilhas ecológicas disponíveis para os visitantes. No feriadão da independência há vários opções para quem quiser aproveitar:

07 de setembro (quinta-feira)
Oficina Cidadania e Valores: Tem as crianças como público alvo, com objetivo é sensibilizar os participantes sobre a importância das atitudes corretas, para que assim influenciem no bem-estar coletivo. a partir das 11 horas. Contação de História do Brasil para Crianças: Voltado a todos os públicos, serão retratados fatos históricos que influenciaram e ainda influenciam na constituição da nação brasileira. A partir das 15h

08 de setembro (sexta-feira)
Oficina de arte Paisagens de Vitória:Elaboração de miniquadro com as paisagens mais marcantes da capital do ES. Horário: 10h | 14h | 15h.Contação de História Jeito Capixaba: Contação de histórias abordando as tradições e costumes dos capixabas para todos os públicos, a partir das 15h.

09 de setembro (sábado)
Recreação Infantil Hora de Brincar:Atividade de lazer e recreação voltada para interação familiar, das 10h às 12h. Roda de conversa “O consumo e as novas gerações” às 15 horas.

atras-da-pedra-cebolaParque Pedra da Cebola
O Parque Pedra da Cebola tem uma área de superior a 100 mil metros quadrados, com exemplares de Mata de Restinga, Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abriga pequenos répteis e aves. Além disso, de tem espaço cultural, casa de meditação, jardim oriental e mirante sobre um paredão rochoso (utilizado para alpinismo). A visitação é das 5h às 22h.

Parque da Fonte Grande
O Parque Estadual da Fonte Grande é a última área de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica. Ao longo de 21,8 mil metros quadrados, o visitando pode observar répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves. As encostas possuem várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

vitoria_caa_sales-209288Centro Histórico
Os monitores do visitar Centro Histórico levam os turistas a um passeio por locais históricos da capital: Catedral Metropolitana de Vitória, Convento de São Francisco, Igreja do Rosário e Igreja de São Gonçalo. O funcionamento é gratuito, das 13h às 17h

Museu Solar Monjardim
O Museu Solar Monjardim é antiga sede da Fazenda Jucutuquara, único museu federal de Vitória e abriga um grande acervo com objetos, práticas sociais e manifestações artísticas da época do século XIX, através dos A entrada é franca e todas as visitas são guiadas por profissionais do museu. O agendamento para grupos com mais de 10 visitantes pode ser feito pelo telefone (27) 3223-6609. O funcionamento é das 13h às 17h.

Festivais
Durante o feriadão para os moradores de Vitória, festival de frutos do mar na Ilha das Caieiras e festival de food trucks na Praça do Papa.

Pelo Espírito Santo
Quem não vai ficar pela Grane Vitória, mas não pretende deixar o Espírito Santo, a programação cultural e turística é bem grande. Na programação, bem diversificada, tem festival de blues e jazz, festival gastronômico, campeonato de voo livre, desfile cívico-militar e muito mais.

Começando pela Região Turística do Verde e das Águas, o destaque é para o Desfile Cívico-Militar que acontece pela primeira vez em Linhares, em comemoração a Independência do Brasil, nesta quinta-feira (07). O evento começa às 9h30 e reúne representantes das Forças Armadas, de escolas e de sociedades organizadas.

O 2° Itaúnas & Sabores é outro destaque da região. Em Conceição da Barra, o festival gastronômico leva muitos sabores para a Vila de Itaúnas durante todos os dias do feriadão. Na programação, aulas shows, músicas, apresentações teatrais e muita comida boa. Já em Vila Valério, a 3ª Etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre traz muita emoção e adrenalina para Rampa do Veinho, de quinta-feira (07) a domingo (10).

Em Itaguaçu, na Região Turística dos Imigrantes, a Festa Itaguaçuense das Culturas marca as comemorações de Independência do Brasil e homenageia os povos colonizadores da cidade. O evento segue até domingo (10). Já em Santa Teresa, o Festival de Sanfonas e Concertinas anima o domingo (10). Na Região Turística do Caparaó, a vida no campo será destaque com a 24ª ExpoAgro que acontece em Jerônimo Monteiro de quinta-feira (07) a domingo (10).

Na Região Turística das Montanhas Capixabas, o 1° Festival de Blues e Jazz de Pedra Azul agita o feriado no inédito festival que promete esquentar o friozinho previsto para as montanhas capixabas. Em Castelo, o clima também será quente com o Fecajeep, muita adrenalina na pista de barro montada para a competição. Os eventos ocorrem de sexta-feira (07) a domingo (10).

Ao sul, na Região Turística da Costa e da Imigração a Moqueca Capixaba é destaque. Na Praia dos Castelhanos, em Anchieta, quiosques e restaurantes participam do Festival da Moqueca Capixaba e oferecem até moqueca de 200 quilos. Em Itapemirim, a 39ª ExpoAgro agita a cidade entre esta terça-feira (05) e domingo (10) com shows nacionais, rodeio e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *