Dólar Em alta
5,004
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,004

Onze unidades na Serra com vagas abertas para a EJA

Onze unidades na Serra com vagas abertas para a EJAA Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Serra ainda está com inscrições abertas em 11 unidades de ensino. Qualquer pessoa que tenha, no mínimo 15 anos completos no ato da matrícula pode participar.

A coordenadora de EJA Serra, Andrea de Souza Batista, explica que a modalidade de ensino tem o objetivo de permitir que a população que não teve a oportunidade de frequentar a escola na idade regular retome seus estudos. “Até o momento, o município atende 1.816 alunos, entre 15 e 80 anos”, informou.

O curso inteiro da EJA tem duração de cinco anos, divididos em: Inicial I; Inicial II, Intermediária e Conclusiva. Essas quatro etapas correspondem ao Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. Nas turmas noturnas, as atividades acontecem de segunda a sexta-feira, no período de 18 às 22 horas. Nas turmas diurnas, as aulas são oferecidas nos períodos matutino, das 7 às 11h30, e vespertino, das 13 às 17h30.

O secretário de Educação, Gelson Junquilho, destaca a importância da educação como agente de transformação do ser humano. “A educação acolhe e transforma vidas. É o melhor instrumento de mudança. Por meio dela, o homem consegue compreender melhor o mundo e a si mesmo, além de aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho”.

Confira as orientações:

Quantas vagas estão abertas na EJA?

A oferta é obrigatória. Todas as escolas listadas abaixo estão com vagas abertas.

Quais unidades de ensino oferecem EJA?

Matutino e vespertino:

EMEF Feu Rosa, Rua dos Cravos, Feu Rosa (3243-3111)

Noturno:

EMEF Flor de Cactus, rua Flor de Cactus, Feu Rosa (3138-8703)

EMEF Sonia Regina Gomes Rezende Franco, Avenida Vitória, Serra Dourada I (3341-5585)

EMEF Profª Alba Lília Castelo Miguel, Avenida Argentina, Vista da Serra (3251-5886)

EMEF Serrana, Rua Floriano Peixoto, Centro (3251-5889)

EMEF Aureníria Corrêa Pimentel, Rua I, Novo Horizonte (3138-8869)

EMEF Djanira Maria de Araújo, Rua Elesbão A. Miranda, Nossa Srª da Conceição (3251-5882)

EMEF Prof Luiz Baptista, Rua 13 de maio, Jardim Tropical (3241-2310)

EMEF João Paulo II, Avenida Jerônimo Monteiro, Boa Vista (3228-6030)

EMEF Jonas Farias, Rua Rio Casca, Nova Carapina (3341-3424)

EMEF Belvedere (classe na zona rural), Bairro Industrial, Belvedere (3251-7825)

Fui até a escola e não consegui me matricular. O que faço?

Caso a matrícula seja negada em alguma unidade de ensino, pedimos para que o aluno procure a Sedu imediatamente. A Sedu está situada na Rua Alpheu Correia Pimentel, 140, Serra Centro (em frente ao campo do Serra – Robertão)

Quem pode fazer EJA?

Qualquer pessoa que tenha, no mínimo, 15 anos completos no ato da matrícula.

Qual o período de duração da EJA?

O curso inteiro da EJA tem duração de 5 anos, sendo divididos em: Inicial I; Inicial II, Intermediária e Conclusiva. Essas quatro etapas correspondem ao Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.

Como posso fazer matrícula?

É preciso procurar uma das escolas que oferecem a modalidade. No ato da matrícula é preciso ter idade mínima de 15 anos completos. Para menores de 18 anos é preciso estar acompanhado dos pais e/ou responsável legal.

Quais documentos apresentar no ato da matrícula?

Cópia de documento de identificação;

Documentação comprobatória de escolaridade anterior, com exceção da etapa Inicial I. Caso o estudante não possua a documentação comprobatória de escolaridade, a escola deverá realizar o processo de classificação, que é uma avaliação feita para posicionar o aluno na etapa que ele tiver preparado para ingressar. Lembramos que a ausência de documentação não é impedimento para não fazer a matrícula e nem obriga o aluno a ser matriculado na etapa inicial.

Quais são os horários de aula?

Nas turmas noturnas, as atividades acontecem de segunda a sexta-feira, no período de 18 às 22 horas. Nas turmas diurnas, as aulas são oferecidas nos períodos matutino, das 7 às 11h30, e vespertino, das 13 às 17h30.

Quem cursou parte das séries iniciais ou ensino fundamental, também consegue vaga?

O aluno que já estudou, mas não tem a documentação comprobatória de escolaridade pode requerer a matrícula e a escola tem a obrigação de realizar o processo de classificação para posicioná-lo na etapa adequada.

Já a reclassificação é um processo que permite reposicionar o aluno já matriculado em uma determinada etapa, mas que os profissionais da escola podem avaliar que tem potencial de ser avançado para outra etapa. Esse processo permite que o estudante que tenha potencial de aprendizagem conclua a escolarização na EJA em menos tempo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas