O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) possui uma programação para atender as diversas solicitações de todo o Estado e assim aumentar o número de doações, por meio de coletas externas realizadas com o Ônibus do Hemoes. O objetivo além de manter adequado os estoques é incentivar os doadores com sangue fator RH negativos a comparecer para doação. Para alcançar esse objetivo o Hemoes conta com o apoio da população.

Nesta terça-feira (13), a unidade móvel estará na Faculdade Multivix, em Campo Grande, Cariacica. Já na quinta-feira (15), a coleta externa será realizada no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, Vitória.

No dia 21 (quarta-feira), o ônibus estará na Faculdade Multivix, em Vila Velha. E nos dias 23 (sexta-feira) e 24 (sábado), a ação será realizada em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Guaçuí.

Abril
No mês de abril, as visitas começam no dia 05 (quinta-feira), no centro de Santa Teresa. E nos dias 24 (terça-feira) e 25 (quarta-feira), na quadra da antiga Escola Municipal Terfina Rocha Ferreira, que fica em Itacibá, Cariacica.

A diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, revela que a maior necessidade no momento é do fator RH negativo, mas que é importante manter o estoque com todos os tipos sanguíneos. “Esses tipos de sangue são mais raros, pois podem ser transfundidos também em pessoas de RH positivo. No entanto, é importante receber os demais fatores sanguíneos para manter o estoque”, explicou a diretora.

Rachel destacou ainda que além da doação de sangue, também haverá cadastro de medula óssea nas visitas da unidade móvel, exceto nos dias 15 de março, e 24 e 25 de abril. “Nas demais visitas do ônibus do Hemoes, o doador poderá também fazer o cadastro para doação de medula óssea”. A diretora ressaltou que a população também pode procurar a unidade do Hemoes mais próxima de sua casa nos horários normais de atendimento.

Quem pode doar
Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *