Dólar Em baixa
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,243

Ônibus da Serra terão botão do pânico e aplicativo para smartphones

botao-panico-onibus“Alerta Pânico” foi promulgado pela Câmara de Vereadores, no dia 5 de junho de 2017 e já é lei no município da Serra. Ele dispõe sobre a instalação de botões do pânico, GPS, aplicativo para smartphone e câmeras de vídeo no interior dos ônibus que circulam na Serra. “O “Alerta Pânico”, que irá dar mais segurança aos nossos trabalhadores e usuários do sistema Transcol” afirma Cabo Porto.

As linhas alimentadoras do sistema Transcol-GV no município da Serra, deverão gradativamente efetuar a instalação de câmeras de vídeos, sistema de segurança equipados com GPS, além de instalar botão do pânico em todos os ônibus. Também deverá ser disponibilizado, um aplicativo com sistema de alerta, de acordo com os sistemas operacionais disponíveis no mercado.

“Nosso principal objetivo é trazer segurança e tranquilidade a nossos trabalhadores e usuários de transporte coletivo. Sabemos que esse é o primeiro passo e que há, ainda muito mais pela frente. Mas, essa é apenas a nossa primeira vitória em trazer a tão sonhada Segurança Pública, que nosso povo merece”, relata Cabo Porto.

Para a estudante de Administração Renata Prado, essa lei vai dar mais tranquilidade, nas viagens de casa para o trabalho ou para a faculdade. “Todos os dias na ida para o trabalho ou para a faculdade é comum ver situações de roubo e que nos tiram a paz, mas acho que essa lei irá melhorar nossa vida, pois andar de ônibus na cidade se tornou uma verdadeira aventura”, afirma. A aplicação e regulamentação da lei fica sob responsabilidade da Prefeitura da Serra.

Aplicativo é o diferencial
O diferencial do “Alerta Pânico” é o aplicativo para Smartphone, que os próprios usuários do Transcol irão poder baixar. Ele funcionará da mesma maneira, que o dispositivo que será instalado no painel do ônibus. O usuário, a qualquer sinal de perigo aciona o mesmo e ele irá emitir o sinal para a Polícia Militar.

“Hoje em dia todo mundo tem um Smartphone na mão, então é positiva essa implantação do aplicativo também, pois o próprio usuário pode pedir o socorro, sem que cause danos aos motoristas ou cobradores”, informa o Vereador.

Ao ser acionado o “Alerta do Pânico”, automaticamente a Central de monitoramento será avisada, a qual deverá tomar as providências cabíveis para cada caso, acionando o órgão responsável.

Outros pontos levantados para justificar esse projeto, são os dados dos assaltos que ocorrem em nossa cidade. De acordo com as informações passadas pelo Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano – 6º BPM, no ano de 2016 ocorreram 278 roubos a coletivo no município. Ainda sobre os dados passados pela PM os horários com maior incidência são: entre 18h e 00h com 54%, 12h e 18h com 27% de incidências. E os horários com menor: 06h e 12h com 13% e 00h e 06h com 6% de incidência.

Sobre os Bairros que sofreram mais assaltos estão: Carapina 23, Nova Carapina I 19, Feu Rosa 17, Jardim Limoeiro 16, Campinho da Serra I 15, Jardim Tropical 13, Parque Residencial Laranjeiras 12 ocorrências, no ano de 2016.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas