Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

ONG’s lamentam saída de Contarato e dizem “quem perdeu foi a sociedade”

Milena Mangabeira – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/10/08/1_fabiano_contarato___dayana_souza__10_-41590.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'52548f1216097', 'cd_midia':41586, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/10/08/fabiano_contarato___dayana_souza__10__min_fcdbb-41586.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Dayana Souza', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '465', 'cd_midia_h': '199', 'align': 'Left'}Entidades de vários estados brasileiros declararam apoio ao delegado Fabiano Contarato após ele colocar à disposição do Governo sua cadeira de titular da Delegacia de Delitos de Trânsito. Em nota publicada em uma rede social, a Aliança Brasileira das Organizações da Sociedade Civil pela Vida no Trânsito (ABROT), por meio do grupo “Não Foi Acidente”, mostrou seu “desapontamento com os fatos que levaram o delegado Fabiano Contarato a pedir exoneração do cargo”. Leia abaixo a nota na íntegra.

O porta voz da ONG TrânsitoAmigo e da ABROT, Fernando Diniz, disse que ao receber a informação da decisão de Contarato percebeu que “quem saiu perdendo foi o poder público e a sociedade”. Diniz contou ter participado de várias conferências sobre trânsito, onde dividiu mesas de debate com o delegado capixaba, revelando que “todos os grupos que fazem parte da Aliança acreditam que Contarato é um homem ético, honesto e um defensor ferrenho de um trânsito menos violento”. E ainda criticou o governo, dizendo que “o poder público deveria ter vergonha em ‘perder’ o delegado”.

Fabiano Contarato pediu para deixar o cargo por se indignar quanto aos casos de poder econômico ultrapassando as determinações legais. Em nota divulgada nas redes sociais disse que “É lamentável, mas o Poder Público banaliza a vida humana em detrimento do poder econômico, financeiro e patrimonial”. Isso além de condenar ações do Departamento de Trânsito (Detran) e o Centro de Ensino de Trânsito (Cetran) em não contribuir com seu trabalho ao se recusar a fornecer informações sobre motoristas com CNH’s em situação irregular, assim como a absolvição de quem não fizer o teste do Etilômetro.

Leia a nota na íntegra:

Manifesto de Apoio e Desagravo ao Delegado Fabiano Contarato”As entidades integrantes da Aliança Brasileira das Organizações da Sociedade Civil pela Vida no Trânsito, em consonância com o compromisso de atuar em defesa dos valores, iniciativas e pessoas comprometidas com a segurança e a preservação da vida no trânsito, vem á público manifestar seu desapontamento com os fatos que levaram o delegado titular da Delegacia de Delitos de Trânsito do estado do Espírito Santo, Dr. Fabiano Contarato, a pedir exoneração do cargo.

A seriedade, dedicação e firmeza com que o Dr. Fabiano conduzia os inquéritos sob sua responsabilidade serviam não só como excepcional exemplo para outras autoridades policiais de todo o pais, mas, também, para aqueles que militam por um trânsito mais civilizado, como uma sólida esperança de que os crimes de trânsito pudessem ser tratados com a mesma dimensão e alcance da tragédia provocada.

Espantou-nos sobremaneira as razões que o levaram a pedir exoneração. Não foi uma promoção ou o desejo de envolver-se com outras especialidades da carreira policial. Mas, lamentavelmente, pela insuportável pressão de superiores, pela negligência de órgãos afins e pelo seu compreensível inconformismo ao afirmar que “não é possível ignorar os crimes praticados por qualquer cidadão – mesmo que seja ele poderoso ou de alto poder aquisitivo”.

Espanta-nos mais ainda saber que o estado do Espírito Santo, às vésperas da SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO (comemorada por força de lei anualmente entre 18 e 25 de setembro), no lugar de apoiar iniciativas que favoreçam a convivência harmônica nas vias públicas de seu território, provoca o afastamento funcional de um profissional sério que, de certa maneira, simbolizava o que a sociedade civil admira e espera que se multiplique.

Essa manifestação aberta, endereçada à toda a sociedade brasileira, capixaba, aos meios de comunicação e, em especial, às autoridades do poder executivo do estado do Espírito Santo tem por objetivo promover um ATO DE DESAGRAVO ao Dr. Fabiano Contarato e, ao mesmo tempo, manifestar a insatisfação com os rumos que o governo está dando à questão da violência no trânsito que, pela classificação da Organização Mundial de Saúde já considerada como a maior epidemia social do planeta que mata, anualmente, mais de um milhão e trezentos mil pessoas.

Fernando Diniz”

Assinaram a nota

Presidente da TRÂNSITOAMIGO e Porta Voz da ABROT

Instituições integrantes da ABROT:

Associação Piauiense de Educação no Trânsito (Apetrans)

Associação Paraense de Motociclistas (Aspamoto):

Criança Segura

Cultura de Paz

Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida Urgente)

Instituto da Mobilidade Sustentável (RUAVIVA)

Instituto Paz no Trânsito

Instituto de Segurança no Trânsito (IST)

Instituto Trânsito Seguro: Daniel Guedes

Movimentos Não Foi Acidente e Viva Vitão:

Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)

Associação Por Vias Seguras

Rodas da Paz

Associação de Parentes, Amigos e Vitimas de

Trânsito – TRÂNSITOAMIGO

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas