Dólar Em alta
5,167
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,167

Oficina capacita profissionais para trabalho socioeducativo com homens agressores

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher (Nevid), realizará nos dias 1º e 2 de março a Oficina “Formação de Multiplicadores em Grupos Reflexivos para Homens Agressores”. O evento acontecerá no auditório da Procuradoria-Geral,violencia domestica a partir das 13h, na quinta-feira, e a partir das 8h, na sexta-feira.

A oficina tem como objetivo capacitar membros, servidores e técnicos para realização de trabalho com homens autores de violência doméstica e familiar contra mulheres, a partir da experiência bem-sucedida do projeto “Tempo de Despertar” , desenvolvido pelo Ministério Público de São Paulo. A ideia é aprender com as boas práticas para que a iniciativa chegue ao Espírito Santo.

Serão ministrantes a promotora de Justiça Maria Gabriela Prado Manssur, fundadora do projeto, e o professor, filósofo e coordenador “Tempo de Despertar”, Sérgio Barbosa.

Projeto “Tempo de Despertar”

Criado em 2015 em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, o projeto “Tempo de Despertar”, um trabalho de combate à violência contra a mulher por meio da reeducação de homens agressores. O programa insere os homens que estão respondendo a um processo criminal ou a um inquérito policial em um projeto de responsabilização e conscientização da violência contra a mulher.

De acordo com promotora de Justiça Maria Gabriela Prado Manssur, criadora do projeto, com a atuação do “Tempo de Despertar”, a reincidência de atos de violência diminuiu de 65% para 2% entre 2014 a 2016, segundo dados do Núcleo de Combate à Violência Doméstica Contra a Mulher (Gevid). Desde que foi iniciado, o projeto já atendeu mais de 180 homens.

O trabalho não é uma terapia, e sim uma medida socioeducativa que provoca mudanças, crises e uma reflexão muito profunda sobre o comportamento desses homens. O projeto consiste em oito encontros, de duas horas e meia de duração, onde são discutidos temas como machismo e direitos humanos, com a intenção de fazer os autores de agressões contra as mulheres refletirem sobre a violência.

Além de membros e servidores do Ministério Público, o programa conta com atuação de magistrados, psicólogos e assistentes sociais. A promotora de Justiça Maria Gabriela define o “Tempo de Despertar” como um projeto audacioso e trabalhoso e ressalta que ele não representa uma conciliação. Os acusados continuarão a serem processados, entretanto, haverá uma diminuição da pena caso frequentem o programa regularmente.

Serviço:

O quê: Oficina – “Formação de Multiplicadores em Grupos Reflexivos para homens agressores”
Quando: Quinta-feira, 1º de março, das 13h às 18h
Sexta-feira, 2 de março, das 8h às 12h
Quem: membros, servidores e técnicos para realização de trabalho com homens autores de violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Onde: auditório da Procuradoria-geral de Justiça (Rua Procurador Antônio Benedicto Amancio Pereira, nº 121, Ed. Promotor Edson Machado. Bairro Santa Helena, Vitória/ES)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas