Dólar Em baixa
5,160
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,160

O poder feminino na capoeira capixaba: ES terá sua terceira mestra

Sabrina 10O machismo ainda é uma realidade em nossa sociedade. Só com muita força de vontade, insistência, resistência e persistência é que mulheres têm conseguido provar que não são menos do que os homens ao longo da história, nas diferentes esferas da vida. Assim tem sido a trajetória de Sabrina Abade em seus 26 anos de capoeira. E toda a dedicação foi reconhecida: dia 4 de maio ela se tornará oficialmente Mestra, com cerimônia realizada no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Um marco na capoeira capixaba e brasileira.

Marco, porque ela é somente a terceira Mestra a se formar no Espírito Santo, e uma das poucas no Brasil. Reconhecimento, porque essa é a forma que o título é concedido a um ou uma capoeirista. “A graduação de Mestra não é o professor que dá, mas a comunidade da capoeira”, explica Sabrina, que é educadora física.

Quem olha o currículo da contramestre entende orgulha-se. Em duas décadas e meia na arte brasileira, ela já ministrou aulas de capoeira na Universidade de Bristol, no País de Gales e na Escola Superior Macolin, na Suíça, além da UFES; desenvolveu – e ainda o faz – trabalhos com adultos e crianças por toda a Grande Vitória, além de estar constantemente se movimentando pela divulgação da arte e militando pelo empoderamento feminino na capoeira. Sabrina ainda faz parte do movimento Dandara Viva, formado por sete mulheres de estados diferentes, que discutem o esporte de forma profissional e a questão de gênero na capoeira.

“Temos doutoras em educação física discutindo a capoeira de forma profissional. Todas estarão na formatura. A capoeira é um campo muito vasto para se trabalhar e agora estamos conseguindo abrir mais esse mercado, principalmente para dar cursos e palestras”.

Sabrina 6Empoderamento
Gente de todo o Brasil vem participar da formatura de Sabrina. A contramestre afirma que as mulheres vieram não somente para somar na capoeira, mas fazer a diferença. “Vamos mostrar a representatividade feminina, colocar a mostra a quantidade e qualidade das mulheres na capoeira e servir de exemplo para que outras possam vislumbrar a mestria. Nossa luta é a todo o momento. Muitos homens não deixam a gente jogar, tocar instrumentos, entrar na roda. Mas estamos firmes nessa pegada. Temos muitas potencialidades para contribuir”, pontuou Sabrina.

A formatura de Mestra de Sabrina Abade acontecerá às 19 horas do dia 4 de maio, no Teatro Universitário, na UFES. A celebração acontece dentro do Festival de Capoeira 2018. O evento ainda conta com outras programações que acontecerão em diferentes locais de Vitória, entre os dias 19 de abril e 5 de maio.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas