Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

O poder e os sábios

Em matéria de políticos, o brasileiro, o eleitor, propriamente dito, é péssimo observador. Vejam que, de um simples vereador ao presidente da República, todos que se elegem, com raríssimas exceções, ficam ricos, prosperam com uma facilidade formidável; se transformam em sábios, após tomarem posse (todas sandices que cometem se transformam em coisas brilhantes) e, terceiro, perdem a memória, não sabem para que foram eleitos e não querem sair mais do poder…

Meu pai dizia: “A cada dia que passa, você tem obrigação de ser mais inteligente, pelo que vai aprender no dia a dia, lendo ou estudando”.

Certa feita, um administrador público, desses inteligentes que nos rodeiam, me fez uma pergunta, uma única: “Se você estivesse no meu lugar (que ideia!), qual a medida que tomaria para desenvolver a Grande Vitória? ” Convocaria empresas de planejamento para fazerem um projeto de uma linha férrea em toda orla do Estado, margeando a Rodovia do Sol, por exemplo. Só faria isso! Atrairia o desenvolvimento.

O administrador voltou a me perguntar: “Você já deu esta idéia para alguém?” Não senhor. Nunca me fizeram tal pergunta. “Agradeço ficar em sigilo. Vou examinar sua ideia…”

Agora mesmo, com a proximidade das eleições, apareceram as promessas. Não terminam uma rua que começaram a esburacá-la há 10 anos, como podem construir uma dezena de portos? De onde vem tal montanha de grana?

Um desses sábios da nossa política, num encontro com lideranças do comércio, declarou que, um de seus grandes projetos era construir meia dúzia de escadas rolantes para as favelas da capital. Ponderei que teria um custo elevado, por serem construídas ao ar livre, sujeitas às intempéries, manutenção, etc. O sábio não gostou da minha intromissão. “Hoje, esses equipamentos são construídos em aço inoxidável, não enferrujam. Já temos até os projetos encomendados…” Esperei uma oportunidade é acrescentei: Poderíamos ter uma sétima escada rolante. “Para onde”, indagou o sábio. Pra Lula, excelência. Vai ser ótimo para o turismo… Ele ficou puto dentro dos panos com a gozação. Foi uma inutilidade como prefeito…

Os maiores sábios que tivemos, como presidente da República foram Lula, Dilma e Temer de quebra… Que sumidades… Como somos burros, elegendo essa gente…

Uchôa de Mendonça
Uchôa de Mendonça
A partir de hoje, aqueles que desejarem perder seu tempo e conhecer melhor as idéias de Uchôa de Mendonça, irá encontrá-lo por aqui, direto e franco, sempre pela direita e pela frente. Uchôa de Mendonça começou a trabalhar em jornal aos 5 anos de idade, em São Mateus, vendendo o Jornal O Norte, de propriedade do seu pai e, aos sete anos, já trabalhava como impressor e, com dez anos, já escrevia tópicos para a página policial.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas