Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,016

O litoral de Aracruz

Mais um fim de semana com sol e calor, então decidimos ir à praia. Logo me lembrei de Aracruz e suas praias de águas transparentes, isoladas e desertas – e tem muitas dessas por lá! E como Aracruz tem várias outras atrações, preparamos um roteiro para aproveitar todo o nosso sábado pelo litoral do município.

Praia de Gramuté, a primeira do litoral de Aracruz
Praia de Gramuté, a primeira do litoral de Aracruz

Escolhemos conhecer a primeira praia de Aracruz, na divisa com Fundão: a Praia de Gramuté. A apenas 1 h de Vitória, Gramuté tem acesso fácil ao lado do portal de Aracruz e é protegida pela natureza. Rochas e corais formam piscinas e enseadas de águas calmas e mais quentes que as da Grande Vitória. E, combinando com diversos pássaros coloridos que fazem seus ninhos por ali, a vegetação de suas areias forma vários pontos de sombra, para a gente ficar debaixo e esquecer da vida, só ouvindo cantos e outros sons da natureza.

Saímos de lá, seguindo pela ES-010, e paramos logo em seguida no Alambique Dose Clássica, que produz excelentes cachaças capixabas e que já conquistou prêmios nacionais. Fomos em sua lojinha e pude experimentar dos estilos mais tradicionais aos mais irreverentes, com malte, menta e coco – era a esposa na direção naquele dia, então aproveitei! Saímos com algumas garrafas compradas a um preço bem em conta.

A atração seguinte do litoral de Aracruz tem uma importância científica muito grande. A família do ecologista Augusto Ruschi mantém ali a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi, uma área protegida para observar, estudar e proteger a fauna e a flora local. A visita tem um custo de R$ 5 por pessoa e nos permite observar aves, fazer uma pequena trilha pela mata e visitar um museu com diversos animais expostos. Um passeio rápido e ótimo para ir com crianças.

Animais expostos no museu da Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi
Animais expostos no museu da Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi

Chegou a hora do almoço, então nos dirigimos para Santa Cruz, na foz do Rio Piraquê-Açu. O bairro possui vários restaurantes que servem ótimas moquecas capixabas. Sempre ouço boas recomendações de todos eles, então ficamos à vontade para escolher um. Nos sentamos à beira do rio, com uma linda vista em um dia ensolarado – estava perfeito! E ainda não era alta temporada, então aproveitamos um belo desconto na moqueca. Acompanhada de pirão e moqueca de banana, estava tudo bem tradicional e delicioso.

Escolhemos, para fechar, uma atração diferenciada: fomos conhecer o projeto Nós Mulheres, no bairro Itaparica. Essa organização é formada por mulheres que reutilizam sobras de madeira da indústria para produzir belas peças de marcenaria, como bancos para jardim, mesas de jantar e utensílios para cozinha. Além da madeira, elas também trabalham com azulejos, cipós e crochês para compor o produto final. Indo lá você pode conhecer algumas das peças produzidas, o espaço de trabalho e ainda fazer uma encomenda. É uma iniciativa que precisa ser valorizada, por dar oportunidade de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade e também por unir as nossas necessidades de mobiliários com o reaproveitamento de materiais que seriam descartados.

Ateliê do Projeto Nós Mulheres - Marcenaria Sustentável, em Aracruz
Ateliê do Projeto Nós Mulheres – Marcenaria Sustentável, em Aracruz

E é claro que para conhecer o litoral de Aracruz é fundamental fazer um passeio de escuna pelo Rio Piraquê-Açu! Nós já fizemos esse programa algumas vezes, por isso preferimos conhecer dessa vez outras atrações. Mas essa talvez seja a principal atração da região, então não deixe de conhecê-la.

Aracruz continua com outras lindas praias pelo Norte, com águas transparentes que também irão encantar. O SESC Praia Formosa e a visita às aldeias indígenas complementam esse conjunto de atrações naturais e culturais que o município proporciona. Dá para pesquisar mais sobre cada um desses lugares e montar um roteiro para você e sua família passarem o dia ou o final de semana. Com o verão chegando, essa é uma região que vale ser conhecida.

Passeio de escuna pelo Rio Piraquê-Açu
Passeio de escuna pelo Rio Piraquê-Açu
João Olavo Vasconcelos
João Olavo Vasconcelos
João Olavo Vasconcelos é autor do blog Destinões e entusiasta do turismo capixaba. Nesta coluna ele convida a passear em um roteiro para encantar qualquer turista ou morador do Espírito Santo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Eu e meu marido fomos conhecer o famoso Sesc de praia formosa e na expectativa de passeios por Aracruz, que decepção… os passeios propostos no pacote do Sesc foram, Vila Velha( convento da Penha, loja da Garoto, restaurante no vagão da Vale), dessa parte do passeio nos gostamos muito, o outro passeio foi para Santa Teresa que por sinal, péssimo. O Sesc é lindo mas deixa muito a desejar quando o assunto é diversão, ficamos lá 6 dias e só tivemos um cinema a noite, durante o dia um passeio para conhecer as dependências e mais nada. nao voltaremos com toda certeza.

  2. A orla de Aracruz prossegue além de Santa Cruz com as praias da Balsa ,Coqueiral , Sauna, Praia dos Padres , Sauê , Mar Azul , Putiri , Dos Quinze , Barra do Sahi , das Conchas , Barra do Riacho , é termina no Rio Doce em Comboios com opções de hospedagem , gastronomia e cultura .

  3. Aracruz é maravilhosa, praia lindas, mas muitos turistas acostumados a frequentar o litoral não vão poder vir pois a prefeitura de Aracruz não apoia o turismo , fechando camping em pleno funcionamento para o verão, não dão apoio.E ainda com essa atitude tirou emprego de várias pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas