Dólar Em alta
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,148

Celular e tablet podem causar lesões por uso excessivo

smartphone___internet___dayana_souza__4_-16799 Seja no trabalho, no estudo ou no lazer, a tecnologia digital está sempre ao alcance da mão como uma das principais ferramentas para desenvolver as atividades do dia a dia. Mas o uso excessivo dos dispositivos móveis eletrônicos como tablets, smartphones, notebooks e celulares vem despertando preocupação de especialistas na área da saúde porque podem desencadear problemas como tendinites, dores variadas em coluna cervical, ombros e punhos.

Segundo a fisioterapeuta Kelly Girard, do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mesmo um dispositivo sem teclado e sem mouse pode provocar lesões graves no usuário. Por isso, é preciso respeitar algumas recomendações para evitar problemas futuros: buscar uma posição mais natural e confortável, se possível utilizar suporte e teclado sem fio e fazer pausas, no mínimo, a cada hora.

A fisioterapeuta explica que o uso prolongado desses equipamentos leva à postura incorreta, causando tensão na coluna cervical e a posição estática mantida por um longo período pode se transformar em lesão irreversível.

“A pessoa tende a manter o olhar dirigido para baixo e o pescoço inclinado para frente, a hiperextensão dos dedos e o simples ato de segurar o tablet já traz cansaço nos braços, mãos e ombros, considerando o peso pouco mais de 600 gramas”, explica.

Um exemplo comum de lesão grave é a síndrome do túnel do carpo, lesão por esforço repetitivo relacionada ao posicionamento incorreto do usuário ao apoiar o equipamento sobre as coxas e manter os pulsos flexionados para cima ao digitar no aparelho.

A fisioterapeuta explica, ainda, que o tratamento dessa e outras lesões pode envolver fisioterapia e, em casos extremos, até mesmo cirurgia. “Por isso, o melhor mesmo é prevenir, evitando exagerar no uso desses equipamentos”, alerta.

Recomendações:

– Busque a posição mais natural e confortável possível;

– Não exagere nos textos, Se possível utilize suporte e teclado sem fio;
– Faça pausas no mínimo a cada hora.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas