O esporte atua positivamente no crescimento, desenvolvimento, no aprimoramento da coordenação motora e do convívio social das crianças. A prática, no entanto, deve estar alinhada com uma alimentação saudável e equilibrada, a qual deve ser atendida para evitar problemas na saúde e no crescimento da criança. Além disso, uma alimentação adequada é fundamental para um ótimo desempenho esportivo.

criança nataçãoSegundo a nutricionista Brunela Faccini, o treinamento esportivo aumenta as necessidades energéticas e, desta forma, o aporte de carboidratos deve ser priorizado. “Isso pode acontecer por meio da ingestão der pães, cereais, arroz, massas, frutas e tubérculos, como batata e mandioquinha”, diz.

As proteínas, presentes nas carnes em geral, leite e derivados e queijos também são fundamentais para o crescimento e recuperação muscular. Por isso, a alimentação da criança deve conter fontes desses alimentos em todas as refeições seja no café da manhã, almoço, lanches intermediários e jantar.

Dicas de lanches

Antes do treino: é importante entrar com os estoques de energia cheios. Para isso, fazer um lanche pré-exercício. Sugestões: banana com aveia, pão com geleia, aipim cozido, milho cozido.

Durante o treino: Se o treino for inferior a uma hora, beber apenas água. As crianças podem evitar a desidratação durante o exercício ao ingerir líquidos a cada 15-20 minutos. Para a prática esportiva superior a 60 minutos, como ocorre nas escolinhas de esporte ou partidas de futebol, levar frutas para comer no intervalo.

Após o treino: fazer um lanche variado para o músculo se recuperar da melhor forma possível. Boas opções: pão com queijo ou ovo + suco de fruta ou a fruta OU iogurte com aveia + banana OU omelete OU o bom e tradicional prato brasileiro: arroz, feijão, carne e salada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *