Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Números de multas por imprudência sobem na Grande Vitória

transito_veiculos_romero_mendonca-159713

Ygor Cássio

(redaçã[email protected])

Os casos de imprudência no trânsito na Grande Vitória vêm aumentando nos últimos anos. Segundo levantamento feito pelo Detran-ES, até agosto deste ano, as três infrações mais praticadas na região são excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e uso de celular no volante, que somadas dão mais de 392 mil multas. Em 2016, cerca de 847 mil multas ao total foram aplicadas em todo o Estado, o que resulta em mais 2 mil multas por dia.

Muitos acidentes estão ligados a imprudência e imperícia por parte do motorista. Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), 90% dos acidentes poderiam ser evitados. Motoristas e pedestres podem diminuir esses números através da conscientização.

A diretora técnica do Detran, Édina de Almeida Poleto, acredita que a melhor forma de diminuir a imprudência no trânsito é inserir a educação para o trânsito nas salas de aula, para preparar os futuros condutores. “A melhor forma de reduzir esses altos números é a conscientização, o condutor deve entender que atitudes individuais vão refletir na vida das outras pessoas também. O motorista capixaba deve mudar o comportamento”, disse a diretora.

“Não falamos de multas e infrações com alegria, nós gostaríamos que as pessoas entendessem que esse tipo de comportamento pode levar a situações drásticas e tragédias como as que temos visto no Estado nos últimos tempos”, completou Édina.

Pouco mais de 340 mil multas de excesso de velocidade foram aplicadas na região. Durante o ano de 2016, cerca de 344 mil multas foram aplicadas. Outra estatística alarmante é o número de multas aplicadas a condutores que avançam o sinal vermelho. Somente neste ano, quase 32 mil multas foram aplicadas à condutores. Em 2016, mais de 38 mil multas foram anotadas pelo motivo.

Levantamento de 2015

Segundo levantamento de 2015 feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) as infrações mais comuns são excesso de velocidade, estacionamento em local proibido, avanço de sinal vermelho e dirigir usando o celular.

As maiores vítimas de acidentes não fatais no Estado são homens de 18 a 24 anos. Nas estatísticas de acidentes fatais, as vítimas mais comuns são homens com idades entre 30 e 39 anos. Os motociclistas são os mais acidentados. Casos de colisão são muito comuns.

INFRACIONAIS MAIS COMETIDOS NO ESTADO
Transitar em velocidade superior a máxima permitida418.65655,21%
Estacionar em local proibido ou em desacordo com a regulamentação63.7448,41%

 

Avançar o sinal vermelho do semáforo38.5285,08%

 

Dirigir utilizando o telefone celular38.0345,02%

 

Dirigir sem possuir CNH ou Permissão para dirigir29.3473,87%

 

 

LOCALIDADES COM MAIOR NÚMERO DE ACIDENTES
VitóriaEnseada do SuáNão informado311
VitóriaGoiabeirasAv. Fernando Ferrari297
SerraParque Residencial LaranjeirasAv. Eudes Scherrer de Souza234
VitóriaJardim CamburiAv. Dante Michelini225
Vila VelhaPraia da CostaNão informado213

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas