Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Número de fiéis bate o recorde na missa de encerramento da Festa da Penha 2018

Foto: Pedro Cunha
Foto: Pedro Cunha

Pedro Cunha
[email protected]

Em uma celebração marcada pela lembrança e homenagem às pessoas vitimadas pela violência, Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória, presidiu a missa de encerramento da Festa da Penha 2018. Esta foi, oficialmente, a última celebração da festa presidida pelo religioso, que aguarda definição do Vaticano para sua aposentadoria. Na tarde desta segunda-feira (9) uma multidão se voltou à padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha.

Segundo a Arquidiocese de Vitória, cerca de 90 mil pessoas compareceram à celebração, no Parque da Prainha para o encerramento da festa, que bateu recorde de número de pessoas. De acordo com a organização, este ano, cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram das festividades que aconteceram entre os dias 1 e 9 de abril, contra 1 milhão de pessoas no ano passado.

Foto: Pedro Cunha
Foto: Pedro Cunha

Injustiça social
Durante a homilia da missa, Dom Luiz fez fortes críticas à injustiça social e a violência que assola o Brasil, e em especial, o Estado do Espírito Santo. O Arcebispo fez memória às mães que sofrem à perda dos filhos, e salientou que ficou “de coração partido” ao visitar, em Vitória, a mãe de um jovem assassinado.

A crise dos refugiados também não foi esquecida. Dom Luiz fez referência ao grande número de pessoas que deixam sua pátria por causa da violência e que sentem o sentimento de abandono e desespero.

Foto: Pedro Cunha
Foto: Pedro Cunha

Preparativos para 2019
Frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento da Penha: A Festa da Penha consegue reunir muita gente, e neste ano, foram muitas participações e estamos agradecidos de chegar ao final tendo possibilitado a milhares de fiéis o encontro com a verdadeira alegria, que é o anuncio da ressurreição de Jesus Cristo.

A Romaria dos Homens reuniu cerca de 800 mil pessoas, e a festa toda ultrapassou a 1,5 milhões de fiéis no oitavário, para o Frei Paulo Roberto, esses números mostram que, mesmo num tempo em que o egoísmo e o recrudescimento das relações é tão forte, juntar tanta gente para celebrar a alegria da ressurreição é uma alegria e lição de vida. “Quando num tempo como esses conseguimos juntar tanta gente é uma lição para o mundo. Estamos agradecidos e todos participaram com muita alegria”. E acrescentou que a edição 2019 da festa já começou a ser pensada. “A gente já está preparando a Festa da Penha do ano que vem. Então, que a gente se junte com boa vontade e se junte e deixe contagiar pela verdade alegria.Virgem da Penha, minha, sua, nossa alegria. A boa vontade que reúne a todos será o grande dom desta festa”, finalizou.

Recentemente nomeado pelo Vaticano bispo da Diocese de Bauru, Dom Rubens Sevilha participou de sua última Festa da Penha como membro da igreja católica do Espírito Santo.Nessa despedida ele deixou o agradecimento pelos seis anos na Arquidiocese de Vitória, onde respondeu como bispo auxiliar. “Nossa igreja é tão viva e agora encerrando minha passagem por aqui, com esta festa maravilhosa e essa experiencia de servir aqui, e agora o Papa Francisco me nomeou para Bauru e quero levar toda experiência que adquiri aqui para servir com mais amor lá no estado de São Paulo, que é a minha terra”.

Sobre seu episcopado em terras capixabas, Dom Sevilha destacou ter sido um grande aprendizado, e a experiência foi muito rica e até única. “Foi uma experiência exclusiva, o que me enriqueceu muito. Saio ‘mais ou menos’ com sentimento de dever cumprido,porque acho que nada na vida fazemos tudo como gostaríamos, pois temos nossas falhas, mas fiz o que achei que poderia de melhor”, concluiu.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas