Dólar Em alta
5,166
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,166

Novo projeto tenta reduzir casos de doenças e estupros no ES

Plano foi apresentado pela Sesa nesta terça. Foto: Ursula Carvalho
Plano foi apresentado pela Sesa nesta terça. Foto: Ursula Carvalho

O Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) foi lançado nesta terça-feira (005), em Vitória. A proposta do plano é a redução das complicações e a mortalidade por causa das doenças do aparelho circulatório, as neoplasias e as doenças do aparelho respiratório, que correspondem a 64% das mortes no Estado.

A redução das mortes por homicídio também fazem parte do projeto. Além disso, de acordo com a Gerente de Vigilância em Saúde, Geisa Rodrigues, a causa da violência contra mulher está inserida no plano, e as ações devem funcionar com um reforço para diminuir as estatísticas no Espirito Santo.

Ela explicou que uma das medidas com a implantação do (DANTs) é o apoio às mulheres que sofreram estupro. A vítima poderá fazer a, “coleta de vestígios” do acusado no próprio hospital, o que antes não era possível. Assim a intenção é reduzir a vitimização da mulher, uma vez, ela precisava passar por vários setores.

“A implantação do (DANTs), irá melhorar o atendimento às mulheres vítimas de violência. Vamos trabalhar em conjunto com outros órgãos, como delegacias de proteção a mulher, para dar um apoio mais efetivo. Desde a investigação da história de vidas dessa mulher agredida, ao perfil do agressor e disponibilizar para a vítima o direito de fazer um aborto com segurança, caso necessite”, declarou a Geisa Rodrigues.

O DANTs foi desenvolvido pela Secretária de Estado de Saúde Espirito Santo (Sesa) e foi alinhado com diferentes frentes de trabalho. Envolvendo a Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS), a Planificação da Atenção à Saúde. Além do movimento 21 Dias, lançado em 2015 como Estratégicas de combate a hipertensão arterial, diabetes e outras doenças preveníveis, por meio de hábitos de vida saudáveis.

A Gerente declarou ainda que para se tornar possível, e se concretizar as metas do (DANTs) é indispensável o envolvimento do cidadão. “Cada um deve cuidar da saúde e se conscientizar que prevenir é muito mais fácil, ” ressaltou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas