Dólar Em alta
5,254
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,254

Novo presidente da OAB-ES quer que a renovação saia do slogan

rizkA Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional ES) tem um novo presidente. Eleito com 6.502 votos (52,99%) para o triênio 2019-2021, o advogado e professor universitário José Carlos Rizk encabeçou a chapa 2 “Renova OAB”.

Em entrevista ao ESHOJE, Rizk disse que o objetivo é fazer com que a renovação saia do slogan e seja, de fato, posta em prática, a partir da troca de ideias e projetos. Em agradecimento aos votos, afirmou que vai honrar a eleição para representar a advocacia.

Qual balanço você faz após o resultado?
Sou otimista. Todas as mudanças anteriores em Vitória me geraram um resultado muito bom, que resultou no êxito do processo eleitoral. A mensagem de renovação foi ouvida, para que advogados jovens venham exercer a presidência. Recebo o resultado com uma felicidade muito grande. Foram cerca de 11 mil votos, com uma diferença de 16%.

Pretende trabalhar alguma questão específica a frente da OAB-ES?
Primeiramente a transparência. Quero trazer uma OAB com gestão transparente, para a advocacia saber o que acontece na ordem. Temos a ideia de criar um Portal de Transparência e também a Procuradoria de Prerrogativas de atendimentos aos advogados que sofrem agressões no dia a dia.

Considera que tenha um desafio específico a frente da ordem?
Meu maior desafio é fazer com o advogado não desista da profissão. É um mantra que tenho repetido. É preciso implementar politicas que sejam postas em prática, para que ele não desista em razão das intempéries da profissão. Nossa ideia é essa.

Houve uma polêmica sobre um advogado preso, acusado de passar drogas dentro de um presídio. O senhor considera que é preciso ser mais rigoroso no exame da ordem? Considera também que medidas mais específicas devam ser adotadas?
Entendo que em toda área temos profissionais bons e maus. A ordem tem o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB, onde punimos os advogados infratores. Entendo que o advogado não pode ser abarcado disso para cometer atos ilícitos. Quem pratica e tem o ato, devidamente comprovado, tem que responder em juízo e frente à ordem. É preciso reputação ilibada para ser advogado. Caso isso não aconteça, tem que perder a ordem.

Nova diretoria
Com a eleição de José Carlos Rizk a presidência, a diretoria da OAB-ES fica composta da seguinte forma a partir de 2019: Anabela Galvão (vice-presidente); Marcus Felipe Botelho Pereira (secretário geral); Rodrigo Carlos de Souza (secretário adjunto) e Ricardo Ferreira Pinto Holzmeister (tesoureiro).

O candidato Ricardo Brum, da Chapa 1, “Inova e Avança”, obteve 4.573 votos, o que representa 37.27% do total dos votos. Elisângela Leite Melo, da chapa 3 “Ordem Democrática” conquistou 900 votos (7,33%). Votos brancos somaram 153 (1,25%) e nulos 142 (1,16%). A abstenção nas urnas foi de 30%.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Parabéns José Carlos Rizk pela Vitória nas urnas.Fiquei ainda mais feliz ao ler que o senhor incentivará os novos advogados a nao desistirem da procissão. Sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas