Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Novo conselheiro do Tribunal de Contas será escolhido nesta terça na Ales

TCE3847A Assembleia Legislativa (Ales) realiza nesta terça-feira (07), durante a sessão ordinária, o processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). Sete candidatos estão no páreo, sendo dois deles deputados estaduais: Dary Pagung (PRP), que protocolou sua própria inscrição, e Rodrigo Coelho (PDT), indicado por colegas.

Os demais concorrentes à vaga são todos oriundos da própria Corte de Contas. São eles: os auditores de controle externo Odilson Souza Barbosa Júnior, Holdar de Barros Figueira Netto e Alexsander Binda Alves (indicados por Sergio Majeski, do PSB) e Jaderval Freire Júnior (indicado por Euclério Sampaio, da Democracia Cristã); além do conselheiro substituto Marco Antônio da Silva (indicado por Da Vitória, do PPS, e por Rafael Favatto, do Patriota).

Não haverá sabatina dos candidatos, nem está prevista fala deles. A escolha será feita por voto nominal, ou seja, os deputados serão chamados pelo presidente da Assembleia a manifestarem seu voto, conforme determina o Ato 910/2018, publicado em edição extra do Diário do Poder Legislativo da última quinta-feira (6). Vence quem tiver a maioria dos votos, desde que presente a maioria absoluta do Plenário (16 parlamentares).

Caso ocorra um empate ocorrerá uma nova votação; se houver outro empate, o presidente dará o voto decisivo. O candidato escolhido será nomeado por meio de decreto legislativo.

Processo

O processo de escolha dos nomes dos sete conselheiros do Tribunal de Contas é norteado pela Constituição Estadual e pelo Regimento Interno da Casa. Quatro vagas são de indicação da Assembleia Legislativa e as demais do governador do Estado, mas com aprovação do Legislativo estadual.

Regimento Interno da Assembleia

A vaga atual foi aberta com a aposentadoria do conselheiro José Antonio Almeida Pimentel. Com a vacância, a Ales deu início aos trâmites legais para as inscrições dos candidatos e posterior escolha do nome. Uma comissão de servidores foi constituída para analisar a documentação necessária para comprovar a habilitação dos candidatos.

Os requisitos para candidatar-se são idade entre 35 e 65 anos, idoneidade moral, reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis ou econômicos e financeiros ou de administração pública, além de comprovação de 10 anos de exercício de atividade nas áreas mencionadas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas