Rose de FreitasCom as obras do novo aeroporto de Vitória próximas de serem concluídas, a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) entregou nesta sexta-feira (14) ao ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, a planilha orçamentária para a inclusão das obras do aeroporto no Orçamento. O empreendimento deve ficar pronto em dezembro deste ano.

A pedido do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, Rose também articula junto ao Planejamento a aprovação da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para a transferência definitiva de dois quiosques instalados na orla da praia de Camburi para a prefeitura da capital.

Aeroporto – Os recursos para as obras do aeroporto são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e foram garantidos por Rose quando presidiu a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, entre os anos de 2015 e 2016. Após 13 anos de inúmeras paralisações por conta de irregularidades, as obras foram retomadas em junho do ano passado sem sofrer novas interrupções.

Atualmente, aproximadamente três mil pessoas trabalham na construção do empreendimento, sendo 1500 diretamente em três turnos de serviço, 24 horas por dia. São gerados cerca de três mil empregos indiretos. Em torno de 500 equipamentos estão sendo usados e duas usinas de asfalto estão operando no local das obras (as duas têm capacidade de produção de duas mil toneladas de asfalto por dia).

Cerca de 90% da pista de pouso e decolagem já estão prontos; 70% dos sistemas elétricos, ar-condicionado, combate a incêndio, entre outros, estão instalados; e foram iniciadas a drenagem e a pavimentação do estacionamento de veículos e do novo acesso viário, que permitirá a duplicação da Avenida Adalberto Simão Nader, com melhorias para o trânsito local.

O novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros por ano dos atuais 3,3 milhões para 8,4 milhões. A pista passará de 1750 metros para 2058 metros. No futuro, será possível receber voos internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *