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quinta-feira, 18 de abril de 2024

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Novo Aeroporto de Vitória será aberto ao público nesta sexta

02O novo Aeroporto de Vitória será aberto ao público a partir da zero hora desta sexta-feira (30).

De acordo com a Infraero, a primeira operação programada para as novas instalações é a partida do voo 2153 da Gol para o Rio de Janeiro/Galeão, às 5h45 da manhã.

Ao todo, foram 33 meses de obras, com um fluxo de trabalho que alcançou 1,8 mil operários e R$ 559,4 milhões investidos pela empresa. A estrutura poderá receber até 8,4 milhões de passageiros por ano, os viajantes e companhias aéreas terão suas atividades atendidas pelos próximos 15 anos, de acordo com a estimativa de demanda local.

Para atender a essa projeção, a Infraero construiu um terminal de passageiros com 29,5 mil m², 71 pontos comerciais, 12 banheiros públicos, oito elevadores, sendo dois panorâmicos, três escadas rolantes, 31 balcões de check-in e cinco esteiras de restituição de bagagem. Todas as instalações seguem as normas de acessibilidade, garantindo o melhor atendimento aos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida.

“A Infraero entrega ao Espírito Santo um novo aeroporto, capaz de receber mais voos a partir de uma infraestrutura maior e mais moderna. Além disso, essas obras foram executadas pelo mesmo consórcio que ampliou o Aeroporto Internacional de Curitiba, que atualmente é o melhor do Brasil. Com esse pano de fundo, garantimos a quem chega ou parte da capital capixaba que a Infraero oferecerá um dos melhores aeroportos em atividade no País”, avalia o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.

Na área de operações de aeronaves haverá um novo sistema de pistas e pátios, com uma nova pista de pouso e decolagem 2.058m x 45m, ligada ao novo pátio de aeronaves de 67,1 mil m² por dez pistas de taxiamento, capazes de atender aeronaves de código 4D, como o Boeing 767-200. Esse sistema contará com um balizamento noturno com lâmpadas de LED, que são mais duráveis e exigem menos gastos com manutenção.

Além disso, a nova pista terá 300 metros de comprimento a mais do que a atual, com apenas 40º de diferença em seu rumo magnético, o que permitirá operações intercaladas, aumentando a fluidez e das operações aéreas, conforme previsto no Plano Diretor Aeroportuário aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Comando da Aeronáutica.

Agora, além de contar com duas pistas, as operações de pouso e decolagem em condições de mau tempo contarão com as rotas de navegação de área (RNAV), feitas a partir de satélites e sistemas digitais de bordo. “Além do ILS na pista antiga, a pista nova terá o RNAV, que permitirá às aeronaves homologadas e pilotos habilitados percorrer caminhos mais diretos, sem precisar passar por pontos de auxílio à navegação. Essa tecnologia faz parte do pacote de recursos da Navegação Baseada em Performance (PBN, do inglês Performance Based Navigation), implementado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo”, explica do diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, João Márcio Jordão.

Atendimento e lojas

O novo terminal terá ainda 33 lojas em funcionamento, sendo 14 do segmento de alimentação, dez de varejo e nove de serviços, como locadoras de veículos.

As demais lojas estão com processos de licitação em fase final e em até 60 dias elas deverão estar em funcionamento.

A estimativa da Infraero é que o novo Aeroporto de Vitória gere em torno de 300 empregos apenas nos estabelecimentos comerciais.

Operações internacionais

Ainda segundo a Infraero, o novo Aeroporto de Vitória terá condições de receber de voos internacionais. O projeto conta com áreas para a instalação de escritórios e equipamento para as atividades da Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro).

“A oferta de voos internacionais passa a depender agora da demanda local e do interesse das empresas aéreas nessas operações. A Infraero pode trabalhar com as companhias aéreas, órgãos públicos e de fomento ao turismo e negócios para que as atividades de alfândega, controle de imigração e vigilâncias sanitária e agropecuária sejam estendidas aos passageiros, uma vez que o aeroporto já conta com experiência em operações internacionais para cargas”, avalia o superintendente de Gestão da Operação, Marçal Goulart.

Terminal antigo

O antigo terminal de passageiros seguirá em funcionamento, mas apenas para atender as aviações geral (off-shore, aviação executiva e taxi aéreo), militar e operações de carga aérea. As áreas passarão por adequações de layout para o novo perfil operacional. “Esses ajustes não causarão qualquer interferência nas operações que envolvem helicópteros, jatos executivos e atividades de logística de carga”, afirma o superintendente do aeroporto, Afrânio Mar.

Mais investimentos

Outras duas obras da Infraero para atender ao novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória já foram concluídas. Uma delas é a nova torre de controle, onde R$ 16 milhões foram investidos no projeto, que tem 34 metros de altura e 1,4 mil m² de área total de trabalho, e abriga todos os serviços de navegação aérea (controle de tráfego, meteorologia, informações e telecomunicações aeronáuticas). A torre antiga tinha 17 metros e 388,2 m² de área total de trabalho.

O outro investimento, de R$ 9,9 milhões, é a nova Seção de Combate a Incêndio (SCI), agora com 2,6 mil m², quase quatro vezes a anterior, que contava com 691,7 m². Com essa nova estrutura, a Infraero aprimorou a segurança das operações, com espaço para oito caminhões de combate a incêndio, além da nova localização, permitindo um deslocamento mais ágil em caso de emergência aeronáutica.

Histórico da obra

As obras do novo terminal de passageiros, pista de pouso e pátio de aeronaves do Aeroporto de Vitória foram iniciadas em 2005 e o contrato foi rescindido amigavelmente em maio de 2009, após a Infraero acatar o acórdão do Tribunal Contas da União (TCU), que apontava indícios de sobrepreço, e passou a reter parte dos valores contratuais.

Em 2012, a Infraero e o consórcio responsável pelo primeiro contrato firmaram um termo de acordo com o objetivo de definir parâmetros e condições para a retomada das obras. O material foi enviado ao TCU, que não aprovou a proposta de retomada do empreendimento com o primeiro consórcio construtor e determinou a realização de novo processo licitatório. O novo processo licitatório, realizado nos termos do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), se encerrou no final de 2014 e o consequente contrato foi assinado em fevereiro de 2015, com os trabalhos iniciados em junho daquele mesmo ano.

Curiosidades sobre o Aeroporto de Vitória:

Aço = 4,5 mil Toneladas
Cimento = 600 mil sacos de cimento
Granito/mármore = 20.000 m²
Vidros = 4.000 m²
Tijolos = 400.000 blocos de alvenaria
Mão de obra = até 1,8 mil profissionais
Caminhões = 500.000 viagens de caminhões durante o período da obra
Água = 240 milhões de litros de água destinados a umectação
Fiação = 800 Km de cabos (elétrica / eletrônica)
Tubulações = 25 km de dutos para instalações hidrossanitárias

tabela aeroporto

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Comentários
  1. Tomara que o novo “VIX” comece a operar voos internacionais o mais breve possível, assim quem sabe um dia não saio da Europa num voo direto para Vitória. Meu sonho! 🙂

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