Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Novidades do setor automotivo até domingo na 2? Autotech

Leonardo Ribeiro – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/13/1_mrc_0012-38289.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'523393af36f72', 'cd_midia':38285, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/13/mrc_0012-38285.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Leonardo Ribeiro', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '360', 'cd_midia_h': '240', 'align': 'Left'}O setor automotivo representa, aproximadamente, 10% do PIB do país E prova disso é que as novidades do mercado só aumentam, como pode ser visto até domingo (15) na segunda edição da Autotech, feira internacional de tecnologia automotiva. O evento acontece no Pavilhão de Carapina, Serra, e espera atrair mais de 20 mil pessoas.
Com o objetivo de congregar todo o setor automotivo do Estado, o evento reuniu vários modelos e empresas automobilísticos, além dos apaixonados por carros. Uma das novidades é o modelo SX4, da Suziki. O modelo verde em exposição estava tombado de lado para mostrar os atributos, como escapamento de aço inox, eixo cardan e diferencial traseiro.
Fabiano Lins, organizador da feira, acrescentou a novidade do novo modelo do carro Sorento, da Kia. Apesar de ter poucas modificações visuais, o modelo conta com 80% de peças totalmente novas ou reformuladas. Além disso, Lins destacou os caminhões com internet, lançamento dos Estados Unidos que chegou ao Estado há 30 dias.
Segundo o organizador, essas são uma das tendências do setor. Outra novidade da feira é o caminhão-escola. O veículo é usado na formação de profissionais de pintura de carros. Além disso, a feira abriu espaço para cursos e palestras, com temas buscavam o aprimoramento profissional dos trabalhadores da área automotiva do Estado. Temas como “Novas tecnologias”, “Novos Motores” e “Técnicas de vendas” eram ministrados por professores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Na feira também estava a “Oficina modelo”, organizada por Fábio Tessarolo, empresário do ramo automotivo. O stand consistia numa réplica de uma oficina mecânica ideal. “Limpa e organizada, toda oficina tem de ser ecologicamente sustentável, obedecer às regras trabalhistas e de segurança do trabalho, além de contar com equipamentos modernos”, ensina o empresário.
Marcelo Bratz, 44, trabalha com carros e veio à Autotech acompanhar as novidades. Aficionado por carros, ele afirma já ter ido a eventos desse tipo e São Paulo e Rio Grande do Sul. “Gosto muito de eventos como a Autotech porque é uma boa oportunidade de negócios”, opina. Ele ainda gostou muito do stand da Ferrari, que expõe um modelo de Fórmula 1.
OS CARROS DE ONTEM
Não eram só os carros high-tech que tinham vez no evento. Modelos antigos ocuparam espaço na Autotech, para o deleite dos saudosistas. Gean Fabri, 27, é um deles. O técnico em mecânica disse que seu objetivo principal era ver os carros antigos, sua predileção. O jovem conhecia quase todo os modelos e destacou o Mustang azul 66 como um dos melhores expostos. Gean também é um colecionador. “Tive um Opala muito parecido com aquele ali”, diz, apontando para um Opala branco da exposição. “Mas eu sou um colecionador que usa o carro, não o que deixa empoeirar na garagem”, ri.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas