Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em alta
5,016

Nova Vara no DF vai agilizar ações contra acusados de corrupção

por Paulo Cesar Dutra

Uma mudança na Justiça Federal em Brasília vai agilizar ações penais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros políticos acusados de envolvimento em esquemas de corrupção. A partir de 27 de fevereiro, a capital federal terá uma nova vara especializada em casos de lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e aqueles praticados por organizações criminosas, desafogando a atual estrutura.

A 10ª Vara Federal, que hoje cuida sozinha dos chamados delitos de “colarinho branco”, dividirá seu acervo com a 12ª Vara. A expectativa na 10ª é de que a velocidade de análise dos processos dobre, acelerando, inclusive, a tramitação das quatro ações em curso contra o ex-presidente. Haverá impacto também na apreciação de outros casos rumorosos, como os que envolvem supostos desvios de recursos públicos da Caixa pelo ex-deputado Eduardo Cunha (RJ) e os ex-ministros Geddel Vieira Lima (BA) e Henrique Eduardo Alves (RN), todos do MDB.

Há atualmente cerca de 2.500 processos na 10ª Vara, que responde sozinha por inquéritos e ações nascidos de 31 operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, entre elas a Zelotes e a Greenfield. Os casos envolvem, além de políticos e servidores públicos, executivos de grandes empresas. A estrutura de funcionários é exígua e todos os processos ainda são físicos, em papel.

TJES retoma julgamentos
Com o fim da suspensão dos prazos no último dia 20, sessões e audiências voltam a acontecer em todo o Tribunal de Justiça do Espírito Santo.  Com isso, hoje, segunda-feira (22/01), acontece a primeira sessão de julgamento do ano de 2018, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo. A sessão da 4ª Câmara Cível, que tem como Presidente o Desembargador Manoel Alves Rabelo, se reúne a partir das 14h e tem 129 processos em pauta para julgamento. Muito embora o expediente tenha voltado ao normal nos Fóruns e no Tribunal de Justiça desde o dia 08/01, quando terminou o recesso do Poder Judiciário, os prazos permaneceram suspensos até o dia 20/01, por determinação do novo Código de Processo Civil.

Walace Valente 2018
O secretário municipal de Vitória,  da Secretaria de Esportes e Lazer –SEMESP, Wallace Nascimento Valente  é uma promessa eleitoral deste ano. Trabalho é a sua meta, o que tem demonstrado nas suas atividades na Capital. Valente já está sendo sondado para ser candidato a deputado estadual. Vai ser uma ótima aquisição para o Estado, principalmente na área do abandonado esporte estadual. Não saímos da 4ª divisão.

Vereadores e ex-vereador
No município de Cariacica, tem dois vereadores e um ex-vereador que são marcas registradas no município. O vereador Edson Nogueira, pela sua experiência e por conhecer tudo que é necessário na Câmara e no município ajuda muito o desenvolvimento da administração. Outro vereador é o Renato Machado, o Renatinho, ex-vendedor de amendoins, que é um político trabalhador, no seu primeiro mandato e que cumpre o que disse no palanque e nas comunidades. E por fim, o ex-vereador Ozeas, que não foi reeleito. Uma pena porque o que fez, não só para o município, como arregaçou as mangas e cuidou da sua comunidade, deveria estar na Câmara dando continuidade ao seu trabalho.

César Colnago
O governador em exercício, César Colnago (PSDB), não é nada bobo, e corre atrás das oportunidades sem deixar espaço para os concorrentes. Não há mais dúvida de que vai dar muito trabalho nas eleições deste ano. Está gastando sola de sapato.

A pior Câmara de Vitória
A exemplo da últimas eleição a Câmara de Vitória está perdendo o seu espaço de vitrine estadual. Cada vez pior com a bancada. Esta que foi eleita em 2016, é considerada a pior da história do legislativo municipal, com rara exceção da vereadora Neusinha. Não conseguiu eleger deputado em 2014. Só suplentes! O último deputado eleito foi Luciano Rezende, em 2010. Se continuar como está, nem suplente vai ter este ano!

Lava Jato 2018 no ES
Estão dando pouca importância ao assunto, mas a Lava Jato 2018 vai dar muita dor de cabeça aos políticos capixabas. Tem gente acreditando que não “vai dar nada”, ledo engano, o bicho vai pegar! Principalmente agora com a nova Vara Federal em Brasília! Depois vai dizer que a cigana enganou!

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas