Dólar Em alta
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,132

Nova reforma administrativa prevista para Vitória

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Antes mesmo de completar o primeiro ano de reeleito, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), prepara nova reforma administrativa. A primeira vale desde o primeiro dia da gestão 2017-2020, quando o chefe do Poder Executivo da capital capixaba fundiu secretarias alegando que “menor custo da burocracia e aumentará a eficiência da Prefeitura”.

Ao fechar 2017, Rezende realizará nova reforma, reduzindo mais secretarias e, segundo o secretário de Gestão Estratégica e Comunicação, Fabrício Gandini (PPS), viabilizando uma economia de até R$ 8 milhões até a conclusão deste mandato.

Com o projeto, já apresentado aos vereadores e que deverá ser votado em regime de urgência antes da primeira quinzena de dezembro, a secretaria de Administração será incorporada pela pasta comandada por Gandini, bem como extinta a secretaria de Turismo, cuja função será incorporada pela empresa pública Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV).

“Temos alguns objetivos a atingir com esta reforma, sobretudo o que diz respeito ao fortalecimento do turismo, como importante fonte de renda, visto que há necessidade de compensar a perda de receitas advindas, por exemplo, do Fundap (fundo das atividades portuárias)”, explicou Fabrício Gandini.

Ainda segundo o secretário, por ser empresa pública, a CDV pode facilitar a gestão de gestão e concessão das atividades turísticas. Ele destaca o potencial turístico da cidade de Vitória.

Mudanças

Com a mudança, a pasta que hoje é Turismo, Trabalho e Renda, será desmembrada, levando o turismo para empresa e o Trabalho&Renda será fundida com a Cidadania. Enquanto a de Administração será incorporada com Gestão Estratégica e Comunicação. As nomenclaturas serão alteradas e os comandos ainda definidos pelo prefeito Luciano.

O corte de cargos, atualmente ocupados, será de 33, e outros 24 existentes – mas sem indicações atualmente. A revisão, neste momento, segundo o secretário Gandini se justifica pela necessidade de equilibrar as contas públicas e tornar a prefeitura ainda mais eficiente para a população. “O reconhecimento da máquina nos permitiu identificar onde poderia ser mexido para tornar a máquina mais eficiente. Esse fortalecimento do turismo atuará diretamente na Fábrica de Ideias e Parque Tecnológico, que passam a ser geridos pela CDV”, destacou o secretário.

Na primeira reforma, em vigor desde janeiro, também se fundiram as secretarias de Meio Ambiente e Serviços, bem como Obras e Habitação.

Gandini pode não ficar na secretaria

Vereador em segundo mandato e licenciado da Câmara de Vitória, Fabrício Gandini será candidato a deputado estadual nas eleições de 2018. Segundo ele, essa já é uma definição do partido – PPS. Ele explicou que ficará no Poder Executivo até abril, mas caso o prefeito Luciano Rezende queira mudar seu secretariado, já em janeiro ele retorna ao Legislativo.

“A nova reforma administrativa foi um trabalho realizado por quatro secretarias: Administração, Gestão, Governo e Fazenda. Com ela aprovada pela Câmara fica a cargo do prefeito os titulares e se ele achar por bem, volto a Câmara. Mas meu planejamento é retornar em abril”, explicou. E finalizou: “está definido, serei candidato a deputado estadual”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas