Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,234

Nova feira orgânica de Vitória será inaugurada em Jardim Camburi

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/18/1_amp_00027592_elizabeth_nader-38847.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'523a5aac83011', 'cd_midia':38843, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/09/18/amp_00027592_elizabeth_nader-38843.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Elizabeth Nader/PMV', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '3', 'cd_midia_w': '350', 'cd_midia_h': '234', 'align': 'Left'}Os moradores de Vitória conquistaram mais um espaço para adquirir frutas, verduras, legumes e lanches sadios e livres de agrotóxicos. Neste sábado (21), às 8 horas, será inaugurada a feira de produtos orgânicos de Jardim Camburi, na rua Isaac Lopes Rubim, ao lado da praça Ize Mendes (perto da Faculdade Estácio de Sá).
No local, as pessoas poderão encontrar tapioca, caldo de cana, pastel de tofu, requeijão de soja, maionese, manteiga, pães integrais, tortas doces e salgadas, tudo isso com insumos orgânicos. A nova feira funcionará aos sábados, das 6 às 12 horas, e contará com 22 barracas, sendo 20 de frutas, verduras e legumes e duas de lanches. Os produtores são de Iconha, Santa Maria de Jetibá e Cariacica.
A capital passa a contar, agora, com três feiras orgânicas. As outras acontecem na Praça do Papa, na Enseada do Suá, às quartas-feiras, e no bairro Santa Luíza, aos sábados. Os produtos orgânicos possuem características específicas, como possuir mais sabor, ter maior valor nutricional e ser livres de agrotóxicos. Isso quer dizer que contribuem para uma vida mais saudável e para a preservação do meio ambiente.
“A praça de alimentação será forte e terá à disposição iguarias orgânicas. Jardim Camburi é um bairro com novas famílias e uma geração com cultura de saúde e consumo de produtos orgânicos. Assim, essa área do bairro ganhará a nova feira”, contou o gerente de Abastecimento da Secretaria Municipal de Serviços, Jacimar Lima de Oliveira.
Feiras orgânicas
A feira orgânica da Praça do Papa começou em março de 2012 e funciona às quartas, das 15 às 20 horas. Instalada no estacionamento em frente à Capitania dos Portos, ela disponibiliza 22 barracas padronizadas para vender produtos hortifrutigranjeiros que estão livres de pesticidas e fertilizantes químicos, além de flores, geleia, pão caseiro e doces.
Os produtos são comercializados por feirantes de Santa Maria de Jetibá, Iconha, Santa Leopoldina e Vitória. O projeto é desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Serviços de Vitória (Semse) e de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
A feira de produtos orgânicos do bairro Santa Luíza, conhecida como feira do Barro Vermelho, funciona aos sábados, das 6 às 12 horas, na rua Arlindo Brás do Nascimento (atrás da Emescam). São 18 barracas, que oferecem ao consumidor produtos provenientes de sistemas agrícolas baseados em processos naturais.
Em Jardim Camburi, a feira orgânica acontecerá aos sábados, das 6 às 12 horas, na rua Isaac Lopes Rubim, ao lado da praça Ize Mendes (perto da Faculdade Estácio de Sá), e contará com 22 barracas.

Feirantes orgânicos

Segundo o gerente de Agricultura Orgânica do Estado, Decimar Schultz, a escolha dos feirantes que atuam nas feiras orgânicas do município faz parte do Programa de Apoio à Agricultura Orgânica do Estado. Nele, os produtores que concluíram a transição para produtores orgânicos e estão aptos e certificados para a nova atividade ganham ajuda para inserção no mercado.

Para isso, precisam participar da associação de agricultores em suas comunidades e se inscrever para obtenção do alvará emitido pela Prefeitura de Vitória. O alvará de autorização de uso é concedido a pessoas físicas, cooperativas, associações de produtores ou artesãos e instituições assistenciais situadas no município, conforme o decreto municipal nº 11.975/2004 (artigos 251 a 276).
Os interessados em atuar como feirantes devem fazer a solicitação por meio do Protocolo Geral da Prefeitura. Para isso, devem preencher um formulário disponível nos balcões do Protocolo, na saede da administração municipal, em Bento Ferreira, indicando a atividade e a feira pretendidas e apresentar os seguintes documentos: cópia de carteira de identidade; cópia do CPF; comprovante de residência; duas fotos 3×4; Certidão de Débitos de Tributos Municipais; atestado médico; e Certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), se for trabalhar com equipamento de medição de peso ou volume.
O pedido de licenciamento é analisado pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse), que avalia se há disponibilidade de vaga para a atividade e feira solicitadas. Uma vez deferido, é autorizada a emissão do alvará de autorização de uso.
Mais informações devem ser obtidas diretamente na Semse, situada à rua João José da Silva, 60, no Bairro da Penha, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone é (27) 3382-6564.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas