Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Nova equipe capixaba vai auxiliar resgastes em Brumadinho

NOTAER 02

Uma nova tripulação capixaba, que auxiliará nos trabalhos de busca, embarcou nesta terça-feira (5) para o município de Brumadinho, em Minas Gerais.

As cinco pessoas (dois pilotos, dois tripulantes operacionais e um mecânico de aviação de aeronaves) substituirão a equipe anterior, que retornou hoje a Vitória.

Segundo o Major Cristian Amorim Moreira, militar que é porta-voz da equipe Notaer, durante cinco dias de buscas em Brumadinho, o Helicóptero 02 transportou 11 corpos, em 20 horas de operação.

“Eles embarcaram na quinta-feira passada (31). Se apresentaram a Coordenação da Operação e começaram a ser gerenciados conforme a estrutura. O trabalho, desde bem cedo, era transportar as equipes de busca pra área quente, local onde só as equipes poderiam estar, com chegada somente por aeronaves. Eles passavam a manhã transportando as equipes e aguardavam as buscas para retornar e transportar, no decorrer do dia, alguma vítima”.

Segundo o Major, o helicóptero que retornou nesta terça (5) passará por manutenção, em Vitória. A equipe, que está desgastada, foi substituída por outra, que permanecerá em Brumadinho até o sábado (9).

“A aeronave do Notaer esta sob gerência do comandante da operação. A equipe, com helicóptero e tripulação, se colocará a disposição ainda hoje, se ele achar necessário. Buscamos fazer esse revezamento porque a área é bastante insalubre, gera desgaste na máquina e nas pessoas. Trouxemos a máquina pra manutenção preventiva em Vitória, para retornar e continuar voando com segurança. A tripulação foi substituída por desgaste. Precisamos gerar essa segurança. A operação vai finalizar quando o comando definir. Enquanto não acabar, vamos disponibilizar os meios. Eles ficaram por cinco dias. Depois desse período e de uma avaliação, será passado pra nós a necessidade ou não de outro revezamento”.

O Major também fez um balanço do trabalho já feito até então pela equipe capixaba em Brumadinho, atingida pelo rompimento da Barragem Córrego do Feijão, que pertence a Vale. “Apesar de ter sido uma tragédia sem precedentes, somos gratos por poder colaborar com a população de Brumadinho São cenas impactantes, de uma comoção muito grande. É algo além do que vemos”, disse.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas