Dólar Em baixa
5,121
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,121

No mês das crianças, campanha alerta os pequenos sobre comportamentos seguros

Jheniffer Sodré – [email protected]

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/10/02/1_images-40408.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'524c515686f32', 'cd_midia':40402, 'ds_midia_link': 'http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/10/02/images-40402.jpg', 'ds_midia': 'crianças na escada rolante', 'ds_midia_credi': ' Reprodução da web', 'ds_midia_titlo': 'crianças na escada rolante', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '244', 'cd_midia_h': '206', 'align': 'Left'}Quem nunca viu uma criança brincando na escada rolante ou em elevadores? O que parece uma brincadeira inofensiva, pode sim colocar em risco a segurança dos pequenos que usam esses equipamentos para diversão. Das 830 mil mortes de crianças que ocorrem no mundo anualmente, cerca de 90% poderiam ser evitadas com a adoção de comportamentos seguros, segundo a Organização Mundial da Saúde.
No Espírito Santo, só no primeiro semestre deste ano, foram registradas mais 70 ocorrência em elevadores, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros. Em algumas cidades do Brasil, leis municipais até proíbem menores de dez anos a usarem o elevador sem a presença de um adulto, para que não haja acidentes envolvendo os pequenos.
A professora Elisa Barcelos conta que já viu até crianças sentadas em escadas rolantes. ?É um absurdo os pais deixarem seus filhos sozinhos nesses equipamentos. Para prevenir eu prefiro pegar a minha no colo, porque morro de medo de ela acabar se machucando ou até mesmo caindo?. Elisa é mãe da pequena Isabela de três anos que adora um elevador. ?Mesma pequena, ela já entra sozinha, aperta botão e por isso sei que tenho que ficar atenta?.
Já Juliana Barbosa, prefere fugir das escadas rolantes e andar só de elevador, pois acredita que é mais seguro. ?Quando não tem jeito, eu uso a escada, mas sempre segurando na mão da Sofia?. A pequena tem só dois anos e meio, mas já quer brincar nos equipamentos: ?não tem jeito, ela acha que é um brinquedão?. Juliana também comenta que sempre vê algumas crianças andando sozinha, e critica a negligência de alguns pais.
A partir desses dados e com a realidade no país, a campanha Faça a Coisa Certa aproveita o mês de outubro para fazer uma série ações educativas para a garotada. O objetivo principal é conscientizar pais e crianças sobre a importância de adotar um comportamento seguro na utilização de escadas e esteiras rolantes e elevadores. No próximo sábado (5), os shoppings Norte Sul e Praia da Costa, em Vitória e em Vila Velha, respectivamente, recebem as ações da sexta edição da campanha.
Neste dia, as crianças de até 12 anos, seus pais e outros familiares poderão jogar, brincar e aprender alguns hábitos importantes para usar com seguranças esses equipamentos de locomoção. Nos locais haverá a distribuição o gibi ?As aventuras do Super Zero & Zug?, além de jogos e vídeos para divertir e educar os pequenos. As ações da Faça a Coisa Certa ficarão o dia todo nos shoppings e são gratuitas.
Assista ao vídeo da campanha aqui!

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas