Dólar Em alta
5,149
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,149

Nível dos rios Santa Maria e Jucu melhora, mas ainda são críticos

As chuvas que atingiram algumas regiões nos últimos dias melhoraram o nível dos principais rios que abastecem o Estado, mas a situação ainda é crítica. Sendo assim, o cenário da crise hídrica não mudou.
De acordo com a Cesan, o volume dos rios ainda precisa ter a frequência necessária para trazer segurança no abastecimento. A estratégia de rodízio nos municípios capixabas é monitorada diariamente. Por enquanto, o racionamento continua. “Diversos fatores influenciam na análise dos resultados do rodízio e é necessário um período maior para consolidar as informações”, informou a companhia.
Dados do último boletim disponibilizado pela Agência Nacional de Recursos Hídricos (AGERH), que faz a medição das vazões dos rios nos últimos 30 dias, mostram que o Jucu, que abastece cerca de 60% da Grande Vitória, está com 5. 292 litros por segundo, o que é considerado crítico. No dia 28 de setembro, ele chegou à vazão de 10 mil litros por segundo, mas não se manteve. A média mensal de longa duração deveria ser de 18.689.
Já o Santa Maria da Vitória, que abastece parte da Grande Vitória e municípios do interior, está com vazão de 2.125 litros por segundo, o que também é considerado crítico. A média mensal de longa duração normal seria de 8.972. A última atualização dessas vazões foi feita ontem.
Desde janeiro o nível do do Jucu não passava dos quatro mil litros, de acordo com dados da Cesan. O Santa Maria da Vitória se mantêm no mesmo nível desde então, e não passa dos três mil litros.
Racionamento
O balanço divulgado pela Cesan após os sete primeiros dias de racionamento de água na Grande Vitória foi de uma economia de 16% no sistema de captação água do Rio Santa Maria da Vitória e 12% no Rio Jucu.
Foram economizados ainda 538 milhões de litros de água durante a semana, um volume que poderia abastecer o município de Serra por nove dias ou ainda 42 mil residências pelo período de um mês.
O rodízio no abastecimento de água foi implantado no último dia 22 pela Cesan, após autorização da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). A medida alcançou 362 bairros nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Fundão, abrangendo uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes, e totalizando 501.039 unidades consumidoras entre residências, comércio e serviços, indústria e setor público. O objetivo é a distribuição de água de forma isonômica para todos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas