Dólar Em alta
5,264
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,264

Nível de chuva fica abaixo do normal em 2017 em quase todo o ES

Brasília - Após quatro meses de seca, uma chuva fina caiu essa tarde no Distrito Federal (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Mais um ano marcado pela estiagem: 2017 terminou com chuvas abaixo do normal na maior parte do Estado. O levantamento foi feito pela equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

“Apenas alguns pontos do Espírito Santo se aproximaram das condições normais de chuva. Podemos citar o trecho Mucurici-Ecoporanga (Extremo Norte), especialmente devido às chuvas de dezembro; Ibitirama (Caparaó), que teve chuva um pouco acima da média; Guarapari (sul da Grande Vitória), que quase alcançou a média anual; e Pontal do Ipiranga (litoral de Linhares), que teve chuvas próximas à normalidade”, disse Hugo Ramos, meteorologista do Incaper. Nas demais regiões capixabas, a precipitação foi abaixo do esperado.
“O Estado não fecha com chuvas dentro do normal, ou acima do esperado, desde o ano de 2013, que teve quase toda a sua precipitação acumulada apenas em dezembro”, acrescentou Bruce Pontes, que também é meteorologista do Incaper.

Apesar disso, as expectativas são boas. “Verificamos alguma precipitação apenas no finalzinho de 2017. Estamos caminhando para uma situação de normalidade, mas não quer dizer que essa chuva supre toda a necessidade dos locais mais afetados. Foram vários anos consecutivos de seca”, pontuou Ivaniel Foro Maia, que também atua na equipe de meteorologia do Incaper.

Temperaturas

Com relação às temperaturas, o levantamento mostrou que os termômetros estiveram dentro da normalidade ao longo de 2017: não fez mais calor do que o previsto, e nem mais frio do que o esperado. “Os dados mostram que, no geral, o Espírito Santo tem passado por anos consecutivos de temperaturas médias dentro do normal. De maneira geral, a anomalia observada na maioria das cidades capixabas foi de -0,5 °C. Tecnicamente, isso significa que as temperaturas mantiveram-se dentro do normal no Estado”, explicou Ramos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas